Como verificar seu uso de dados móveis em seu celular ou tablet Android

Escrito por Marcelo Augusto em 07 de junho de 2022

Compartilhar:

Como verificar seu uso de dados móveis em seu celular ou tablet Android

Algumas operadoras são mais generosas com dados móveis do que outras. Seja você um usuário pré-pago ou pós-pago, descobrirá que a maioria dos planos ilimitados tem limites de uso. Se você não for cuidadoso, poderá ver seu serviço estrangulado no final do mês ou até mesmo receber uma fatura pesada de que ainda está em um plano com limite de dados rígido.

A função de monitoramento de dados do Android pode ajudá-lo a evitar velocidades lentas e contas grandes. Com os modos de dados do Android, você define um limite de dados para seu ciclo mensal e ativa o modo de economia de dados para reduzir o uso em segundo plano. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o uso de dados e os modos de economia de dados no Android.

Verifique o uso de dados em seus dispositivos Android (exceto Samsung)

Se você estiver usando um smartphone Pixel ou um dispositivo Android padrão (Nokia, Motorola etc.), siga as etapas abaixo e verifique o uso de dados móveis.

  • Deslize para cima na tela inicial e abra o menu da gaveta de aplicativos. Encontre e abra o aplicativo Configurações (aquele com um ícone de engrenagem).
  • Vá para o menu Rede e Internet.
  • Selecione SIM.
  • Toque em Uso de dados do aplicativo no menu a seguir.
  • Você pode verificar o ciclo definido, o consumo total de dados nesse período e o uso de dados pelos aplicativos instalados.

Verifique o uso de dados em celulares e tablets Samsung

Como esperado, as etapas para verificar o uso de dados diferem em todos os celulares Galaxy, pois a Samsung usa uma skin Android completamente diferente (One UI).

  • Deslize para cima na tela inicial e abra a gaveta de aplicativos. Abra o aplicativo Configurações.
  • Toque em Conexões.
  • Selecione Uso de dados.
  • Toque em Uso de dados móveis.
  • Você verá um gráfico de uso de dados familiar com todos os detalhes relevantes, como ciclo de cobrança, limite de uso de dados, limite de aviso de uso de dados e consumo por aplicativos instalados no telefone.

Você pode verificar o uso de dados Wi-Fi no mesmo menu Uso de dados.

Como usar o modo de economia de dados em dispositivos Android (exceto Samsung)

Se você estiver ficando sem dados móveis, poderá ativar o modo de economia de dados e reduzir o uso de dados impedindo que os aplicativos usem dados em segundo plano.

  • Abra o menu Rede e Internet no seu dispositivo Android (consulte as etapas acima).
  • Toque em Economia de dados.
  • Ative a alternância Usar Economia de Dados.

Você também pode ativar o modo de economia de dados no menu de alternância rápida. Deslize de cima para baixo e abra o centro de notificações. Deslize para baixo novamente e abra o menu de alternância rápida. Deslize para a esquerda para verificar mais opções e toque em Economia de dados.

Embora o modo de economia de dados seja útil para reduzir o uso do celular, você não deve mantê-lo ativado para aplicativos essenciais como WhatsApp e Gmail.

  • Toque em Dados irrestritos no menu Economia de dados.
  • Ative a alternância para aplicativos relevantes no menu a seguir.

Esses aplicativos continuarão consumindo dados em segundo plano e funcionando normalmente.

Como usar a Economia de dados em celulares e tablets Samsung

A Samsung não apenas oferece o modo de economia de dados, mas também inclui uma função de ultra economia de dados para reduzir o uso de dados.

  • Abra Configurações e vá para o menu Conexões (verifique as etapas acima).
  • Selecione Uso de dados.
  • Toque em Economia de dados.
  • Ative a alternância da economia de dados e adicione exceções para permitir que os aplicativos usem dados enquanto a economia de dados estiver ativada.
  • Volte para o menu Uso de dados e role para baixo até o modo de economia de dados Ultra.
  • Ative o modo de economia de dados Ultra e o sistema começará a compactar imagens, vídeos e dados recebidos.

A função bloqueará completamente os dados em segundo plano para todos os aplicativos e compactará os dados usando o serviço Samsung Max. Você pode personalizar o modo de ultra economia de dados no menu de compactação de dados e adicionar até seis aplicativos que podem usar dados móveis enquanto são executados em segundo plano.

Como verificar seu uso de dados na tela inicial do Android

Google e Samsung não oferecem nenhuma maneira de verificar o uso de dados na tela inicial. Graças a um aplicativo de terceiros chamado My Data Manager, você pode colocar um widget de uso de dados na tela inicial e ficar de olho no seu uso sem navegar até o menu Configurações.

Baixe o aplicativo My Data Manager em seu celular e abra o aplicativo para definir limites de dados para dados de celular e Wi-Fi. Coloque o widget do aplicativo na tela inicial e pronto.

Fique de olho no uso de dados

Com milhões de aplicativos e jogos da Google Play Store e dezenas de serviços de streaming ao nosso alcance, é muito fácil ficar sem dados de celular em nossos telefones. Usando as etapas acima, você pode manter o uso de dados sob controle e impedir que os aplicativos consumam dados em segundo plano.

Marcelo Augusto