Como usar as novas ferramentas de pesquisa do Google Drive

Escrito por Marcelo Augusto em 07 de março de 2022

Compartilhar:

Como usar as novas ferramentas de pesquisa do Google Drive

Se você usa o Google Drive para armazenar, compartilhar e sincronizar seus arquivos na nuvem ou no Google Docs, Planilhas e Slides, você está familiarizado com sua interface direta e intuitiva: tudo é claramente definido e fácil de acessar, e a desordem na tela é reduzida ao mínimo.

Mas à medida que você salva mais e mais coisas em sua nuvem, pode se tornar difícil acompanhar tudo. Com capacidades de armazenamento de até dezenas de gigabytes, você pode ter arquivos armazenados na web que não acessa há algum tempo.

Agora, as ferramentas de pesquisa já abrangentes do Google Drive receberam um impulso extra com a introdução de chips de pesquisa. Explicaremos o que são, como você pode usá-los e alguns outros truques para ajudá-lo a encontrar arquivos no Google Drive.

Chips de pesquisa

Os chips de pesquisa destinam-se a facilitar a redução de uma tela de resultados de pesquisa no Google Drive quando você usa termos de pesquisa amplos, e talvez tenha notado um recurso semelhante no Gmail. Os chips aparecem sob a caixa de pesquisa, permitindo que você limite o número de resultados que está vendo com um clique.

Para ver o recurso de chip de pesquisa, você precisa estar na versão web do Google Drive e não nos aplicativos para dispositivos móveis. Digite uma pesquisa usando a grande caixa de pesquisa na parte superior, pressione Enter e você verá uma linha de fichas de pesquisa – elas devem incluir opções como Local, Tipo de arquivo e Pessoas.

Clique em qualquer um desses botões para escolher novos parâmetros para sua pesquisa no Google Drive. Selecione Tipo de arquivo, por exemplo, e você pode limitar seus resultados a documentos, planilhas ou apresentações. Abra as opções Última modificação para limitar os resultados aos arquivos editados na última semana ou mês.

Quando você executa uma pesquisa no Google Drive, essa pesquisa analisa o conteúdo de seus arquivos, bem como seus nomes, até mesmo digitalizando o texto dentro das imagens. Se você estiver procurando por um nome de arquivo específico em vez de qualquer coisa dentro de um arquivo, o título apenas especifica isso e pode reduzir significativamente o número de resultados que você precisa analisar.

Se você quiser voltar e ver os resultados da pesquisa original novamente, clique no pequeno ícone X ao lado de um chip de pesquisa que foi ativado. Você também pode usar o botão Limpar tudo à direita para remover todos os filtros de pesquisa que introduziu. Para limpar seus termos de pesquisa, clique no X à direita da caixa de pesquisa.

O Google Drive também introduziu sugestões de ortografia. Se você digitou algo errado em seus termos de pesquisa, poderá ver grafias alternativas acima dos chips de pesquisa, especialmente se essas alternativas fizerem mais sentido em termos dos resultados que você obterá de volta.

Ainda mais opções de pesquisa

Muitas das funcionalidades oferecidas pelos chips de busca já estavam disponíveis no Google Drive, mas agora estão mais fáceis de acessar. Assim que clicar na caixa de pesquisa na parte superior, por exemplo, você verá uma lista de tipos de arquivo que pode procurar.

Clique no ícone de filtros de pesquisa à direita da caixa de pesquisa (parece uma série de controles deslizantes) para ver todas as opções disponíveis quando se trata de encontrar arquivos no Google Drive. Você pode procurar palavras que correspondam ao nome do arquivo ou ao conteúdo de seus arquivos, por exemplo, e pesquisar arquivos na pasta da lixeira ou que você marcou com estrela anteriormente.

A propósito, não negligencie a função de estrela: embora o Google Drive não ofereça diferentes tipos de estrelas, como o Gmail, os arquivos com estrela ainda podem ser uma maneira muito útil de acompanhar seus arquivos mais importantes. Clicar no link Com estrela no painel de navegação à esquerda exibe todos eles na tela.

Falando do painel de navegação esquerdo, o link Recente também é útil. Em vez de ter seus arquivos e pastas listados em ordem alfabética, você pode ver o que está trabalhando mais recentemente em qualquer pasta, que geralmente serão os arquivos que você precisa acessar.

Se você trabalha de forma colaborativa com outras pessoas em arquivos específicos, você pode filtrá-los usando as caixas de seleção Aguardando minha aprovação ou Solicitado por mim, além de encontrar arquivos que precisam de algum tipo de acompanhamento (como documentos com itens que precisam ser acionados). Se você quiser saber quais arquivos precisam de sua atenção, essas opções podem ajudar.

Depois de clicar no botão Pesquisar na caixa de diálogo de filtros de pesquisa, você verá que suas opções são selecionadas nos chips de pesquisa quando relevantes (como no tipo de arquivo). Você pode então modificar ou remover qualquer um desses filtros ou adicionar mais opções usando os chips de pesquisa presentes.

Categorias:

Marcelo Augusto