O que o Power Nap faz em um Mac e como habilitá-lo ou desabilitá-lo

Escrito por Marcelo Augusto em 20 de dezembro de 2021

Compartilhar:

O que o Power Nap faz em um Mac e como habilitá-lo ou desabilitá-lo

Quando você coloca seu Mac para hibernar, o recurso Power Nap permite que ele seja ativado e funcione em segundo plano para manter o software em bom estado de funcionamento. Ele até faz isso sem drenar muita energia extra.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o recurso Power Nap e como ativá-lo ou desativá-lo em seu Mac.

O que é Power Nap no macOS?

Power Nap é um recurso que permite que seu computador Mac inicie automaticamente do repouso de vez em quando para executar algumas tarefas administrativas em segundo plano. Esse recurso está disponível apenas em computadores Mac com armazenamento flash SSD, ao contrário dos discos rígidos tradicionais.

Dependendo se o Mac está conectado a uma fonte de alimentação ou funcionando com energia da bateria, ele realizará diferentes tarefas no Power Nap.

Quando funcionando com bateria, seu Mac pode fazer o seguinte em segundo plano:

  • Verificar se há novos e-mails
  • Atualizar eventos em sua agenda
  • Atualizar eventos iCloud

No entanto, quando conectado a uma fonte de alimentação, seu dispositivo também pode iniciar o Time Machine para realizar backups de rotina, indexar arquivos no Spotlight, atualizar o conteúdo da Central de Ajuda e baixar atualizações de software.

Seu Mac executa a maioria dessas atividades a cada hora, embora tente atualizações do macOS apenas uma vez por dia e atualizações da Mac App Store uma vez por semana.

Por que o Power Nap é útil? Isso significa que o seu Mac está sempre pronto para ser usado, tendo concluído as atualizações necessárias e as tarefas administrativas em segundo plano, enquanto você não o estava usando. Como resultado, Power Nap reduz distrações e atrasos, garantindo que tudo esteja pronto para você quando você precisar.

Como ligar o Power Nap para o seu Mac

O Power Nap está disponível apenas nos seguintes dispositivos Mac, desde que usem armazenamento SSD:

  • MacBook (início de 2015 e depois)
  • MacBook Air (final de 2010 e posterior)
  • MacBook Pro (todos os modelos com tela Retina)
  • Mac mini (final de 2012 e mais tarde)
  • iMac (final de 2012 e mais tarde)
  • Mac Pro (final de 2013 e mais tarde)
  • iMac Pro (final de 2017 e mais tarde)

No entanto, o Power Nap não está disponível se o seu Mac usa um chip de silício da Apple, como o M1 ou M1 Pro.

Se o seu Mac for compatível com Power Nap, ele deve ser ativado por padrão para funcionar sempre que o dispositivo estiver conectado à energia. Veja como ativar ou desativar o recurso para os modelos MacBook e iMac.

Para um MacBook:

Vá para o menu Apple > Preferências do Sistema > Bateria.
Marque ou desmarque Ativar Power Nap enquanto estiver usando a energia da bateria.
Em seguida, clique na guia Adaptador de energia na barra lateral e marque ou desmarque Ativar Power Nap enquanto estiver conectado a um adaptador de energia.

Para um iMac:

Vá para o menu Apple > Preferências do sistema > Economia de energia.
Marque ou desmarque Ativar Power Nap.

Por que não há Power Nap no M1?

Antes de a Apple lançar seu próprio chip, a maioria dos Macs tinha a opção de usar o Power Nap. No entanto, como os Macs com M1 ou mais recente com chips de silício da Apple usam tecnologia de processador “always-on”, o Power Nap não é mais necessário e agora está integrado ao sistema.

Esse recurso “sempre ligado” também pode ser visto em dispositivos móveis e tablets, pois eles sempre precisam ouvir ligações, mensagens de texto e alertas.

Portanto, embora você ainda veja o recurso em Macs Intel, não verá essa opção em Macs rodando em silício da Apple.

Muitos usuários se preocupam como isso pode esgotar rapidamente a bateria. No entanto, você não precisa se preocupar porque o recurso foi projetado para funcionar sem um impacto perceptível na bateria do seu dispositivo.

Deixe seu Mac trabalhar em segundo plano

Com o Power Nap, você pode colocar seu Mac para dormir e fazer outra coisa enquanto deixa o Mac para realizar suas próprias tarefas administrativas, como instalar atualizações, limpar arquivos de sistema e muito mais.

Categorias:

Marcelo Augusto