Como visualizar textos desfocados em sites

Escrito por Marcelo Augusto em 11 de maio de 2022

Compartilhar:

Como visualizar textos desfocados em sites

Se você esbarrar em um bloco de texto borrado enquanto navega, não há necessidade de virar as costas em decepção ou pagar impulsivamente por uma assinatura. Você pode remover o desfoco do texto com um dos métodos abaixo e aproveitar o tempo para avaliar se realmente deseja se inscrever no conteúdo.

Por que os sites desfocam o conteúdo?

Sites desfocarem o texto é uma prática comum para manter seu conteúdo exclusivo para membros e assinantes pagantes. Nem todos os sites que fazem isso exigem que você pague por uma assinatura para ler o conteúdo que eles desfocam. Alguns só querem que você deixe seu endereço de e-mail ou se inscreva para uma associação gratuita ou uma avaliação gratuita. Outros também permitem que você navegue em uma quantidade limitada de conteúdo antes que o paywall apareça.

Como fazer com que o texto desfocado de um site volte ao normal

Se você precisar de um pouco mais de tempo ou de um pouco mais de conteúdo de amostra para se decidir antes de se comprometer com uma inscrição ou assinatura paga, é útil saber como visualizar o texto oculto.

Lembre-se de que não há garantia de que os métodos abaixo funcionem em todos os sites. Além disso, eles devem ser usados ​​apenas para avaliar se uma associação ou assinatura é necessária. Não toleramos ignorar qualquer paywall que apoie o jornalismo. Se você não quiser usar seu endereço de e-mail para criar uma conta, recomendamos usar um endereço de e-mail descartável.

1. Use o Google Tradutor como proxy para visualizar texto oculto

O Google Tradutor é uma ferramenta viável para desfocar o texto em uma página da web. Use-o para visualizar a versão completa e traduzida de uma página da Web com conteúdo desfocado. Veja como:

  • Abra a página da Web com o texto que você deseja desfocar.
  • Copie o URL da página.
  • Vá para o Google Tradutor e cole o URL na caixa à esquerda.
  • Clique no URL que aparece na caixa à direita. (Se você preferir ler o conteúdo em um idioma diferente do português, escolha um idioma nas opções listadas acima desta caixa e clique no URL atualizado.)

Você deve ser direcionado para uma nova guia contendo uma versão não desfocada da página da web.

2. Visualize um snapshot no Internet Archive

O WayBack Machine do Internet Archive é uma ferramenta gratuita onde qualquer pessoa pode salvar e pesquisar versões de páginas da web. A ferramenta também rastreia a web e arquiva páginas em cache. Use-o para procurar versões salvas de um artigo com paywall, se houver algum disponível.

  • Copie o URL da página com o conteúdo desfocado que você deseja visualizar.
  • Vá para Internet Archive e cole o URL na barra de pesquisa do WayBack Machine para verificar se a página foi arquivada.
  • Selecione a versão da página que você deseja visualizar. Para o conteúdo mais recente, escolha a versão arquivada mais recente com base na data e hora. As versões arquivadas disponíveis são marcadas por círculos azuis no calendário.

Você deve ser direcionado para a versão arquivada selecionada, onde poderá ver o conteúdo desfocado.

3. Abra a página da Pesquisa Google

Alguns sites que oferecem conteúdo premium para assinantes permitem que visitantes não pagantes visualizem o conteúdo completo do link em que clicaram nos resultados da Pesquisa Google para aumentar o tráfego. No entanto, se você usar esse método, só poderá visualizar o conteúdo do URL da página em que clicou e, ao se aprofundar no site, encontrará um paywall. Veja como contornar essa restrição:

  • Copie o título da página que contém o texto desfocado que você deseja visualizar e cole-o na Pesquisa Google. (Passe o mouse sobre a guia da página e você verá o título da página.) Se você não conseguir destacar e copiar o título da página, digite-o manualmente. Para resultados de pesquisa mais precisos, digite o nome do site no final ou no início de sua consulta.
  • Clique no resultado com o mesmo URL da página que você deseja desfocar.
  • A página inteira deve estar agora disponível para visualização.

4. Visualize Conteúdo Desfocado com a opção Inspecionar Elemento

A ferramenta Inspecionar ou Inspecionar Elemento está disponível em todos os navegadores da Web para desktop. Basta clicar com o botão direito do mouse na página que deseja inspecionar e você verá “Inspecionar” ou “Inspecionar elemento” no menu do botão direito.

Usando a ferramenta Inspecionar, você pode visualizar e editar o código-fonte de um site, HTML, CSS, JavaScript e arquivos de mídia. Qualquer alteração feita é visível em tempo real na página que você está “inspecionando”. Esse recurso permite que você desfoque o texto em alguns sites. Veja como usá-lo:

  • Na página que você deseja desfocar, clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar e selecione “Inspecionar” ou “Inspecionar elemento”. A seção Inspecionar deve aparecer à direita ou na parte inferior da janela do navegador.
  • Selecione a linha de código que pertence ao conteúdo oculto. Certifique-se de selecionar o elemento pai, ou seja, aquele que abrange todos os pequenos elementos que compõem o bloqueador. Na página que escolhemos, procuramos uma linha que comece com “<aside class=”Paywall…”
  • Depois de encontrar a linha correta, clique com o botão direito nela e clique em “Excluir elemento” no menu de contexto. Isso exclui o elemento bloqueador na página.
  • A próxima linha de código que você precisa modificar começa com “ <body… ” Nessa linha, localize o style=”overflow: hidden;” código.
  • Clique com o botão direito do mouse neste snippet e selecione “Editar atributo”. Altere o valor do atributo de “oculto” para “visível” e pressione a tecla Enter.

Essa ação funciona no conteúdo desfocado atrás do bloqueador e o torna visível.

Algumas coisas a serem observadas

Em alguns navegadores, a ferramenta Inspecionar pode não estar visível se você não tiver ativado o uso das ferramentas do desenvolvedor primeiro. Procure um menu “Desenvolver” ou similar para verificar se essas ferramentas estão ativas.

Além disso, os nomes do bloqueador e dos elementos de conteúdo desfocado na página diferem de site para site. O atributo de estilo nem sempre pode aparecer como “overflow”. Pode aparecer como “ visibilidade: oculto”, “filtro: desfoque” ou qualquer outra coisa. Você precisará de um pouco de tentativa e erro para localizar os bits de código relevantes que precisa modificar ou excluir. Se você errar, atualize a página para começar de novo.

5. Mude para o Modo Leitor

A maioria dos navegadores modernos oferece um modo de “leitor” que remove a confusão da página da web, como anúncios e outras distrações. Este modo permite visualizar conteúdo desfocado ou com paywall em alguns sites. É um recurso opcional em alguns navegadores, portanto, você precisará habilitá-lo antes de poder usá-lo para desfocar o texto.

Para ativar o Modo Leitor no Google Chrome:

  • Abra uma nova guia e digite chrome://flags na barra de endereço.
  • Na seção “Experiências”, procure “Ativar modo de leitor” e altere seu estado para “Ativado” no menu suspenso à direita. Reinicie o Google Chrome para aplicar as alterações.

Após o relançamento, você deverá ver o ícone do Modo Leitor na barra de endereço.

Agora, vá para a página da web com o conteúdo desfocado que você deseja ver e clique no ícone do Modo Leitor. Ele deve mudar para uma versão desfocada e sem distrações da página.

Perguntas frequentes

É legal desfocar um site?

Não é ilegal desfocar um site se você estiver usando os métodos acima e não pretende copiar, distribuir ou usar o conteúdo desfocado para fins comerciais. O potencial de ação legal também depende do país em que você está. Você pode ser multado por burlar um paywall ou receber um aviso de violação da DMCA. Seu endereço IP também pode estar na lista negra.

É ético desfocar o texto em um site?

Não é ético desfocar o texto que você só pode acessar sob certas condições, como se inscrever para uma associação ou pagar por uma assinatura.

Posso reverter um texto não desfocado?

Ao usar o Google Tradutor, o Internet Archive e a Pesquisa do Google para desfocar o texto, não há necessidade de reverter o conteúdo não desfocado. Basta fechar a página em questão. Para a ferramenta Inspecionar, reverta o texto não desfocado atualizando a página. No Modo Leitor, clique no ícone Modo Leitor para ocultar o conteúdo pago novamente.

Categorias:

Marcelo Augusto