O suporte a vários dispositivos do WhatsApp está agora fora da versão beta. O recurso “Dispositivos vinculados”, como é chamado na seção de configurações do WhatsApp, estava no modo beta ou de teste até agora. Os usuários tiveram que participar do programa beta para experimentar o recurso. Curiosamente, o WhatsApp havia revelado anteriormente que, desde que introduziu o recurso beta, havia “visto um aumento no número de pessoas acessando” o serviço diretamente pelo navegador da web.
O recurso de vários dispositivos permite que os usuários acessem o WhatsApp em quatro outros dispositivos, como laptops ou desktops via WhatsApp Web, excluindo o telefone principal, sem se preocupar com a conectividade com a Internet no telefone principal. Em suma, eles não dependem de seu telefone principal para continuar usando o WhatsApp Web. No entanto, se você não usar o telefone por mais de 14 dias, os dispositivos vinculados serão desconectados. Com o recurso, os usuários poderão acessar o WhatsApp em um total de cinco dispositivos simultaneamente.
Veja como o suporte a vários dispositivos funciona no WhatsApp:
- Abra web.whatsapp.com em um navegador de desktop ou laptop. Lembre-se de que o WhatsApp também lançou uma extensão de verificação de código para permitir que os usuários verifiquem a autenticidade do código que estão digitalizando.
- Em um dispositivo Android, toque no menu de três pontos e você verá ‘Dispositivos vinculados’ como uma opção. No iOS, ‘Dispositivos vinculados’ está disponível nas configurações.
- Vá para Dispositivos Vinculados. Ele solicitará que você digitalize um código. Digitalize o código refletido em web.whatsapp.com. Certifique-se de que o telefone e o laptop tenham acesso a uma conexão de internet estável.
- Depois que o código for digitalizado, levará alguns minutos e o WhatsApp Web funcionará no seu laptop ou desktop. A diferença agora é que isso pode funcionar por conta própria, sem depender do seu telefone.
- O WhatsApp também disse que no momento em que você vincula seu telefone a outro dispositivo, o dispositivo “envia uma cópia criptografada de ponta a ponta do seu histórico de mensagens mais recente para o dispositivo recém-vinculado”.
Todas as mensagens são armazenadas localmente neste. No entanto, nem todas as mensagens são sincronizadas com o WhatsApp Web ou Desktop. Às vezes, o WhatsApp pode pedir para você acessar seu telefone para ver o histórico completo de mensagens. O WhatsApp também listou uma página de perguntas frequentes, destacando quais recursos não são suportados no recurso ‘Dispositivos vinculados’.
Esses recursos são:
- Limpar ou excluir bate-papos em dispositivos vinculados se o dispositivo principal for um iPhone.
- Enviar mensagens ou ligar para alguém usando uma versão muito antiga do WhatsApp em seu telefone. Além disso, os tablets não são suportados.
- Capacidade de ver a localização ao vivo em dispositivos vinculados.
- Criação e visualização de listas de transmissão em dispositivos vinculados.
- Enviar mensagens com visualizações de links do WhatsApp Web.
Se você não conseguir ver os dispositivos vinculados em seu dispositivo iOS ou Android, verifique se atualizou para a versão mais recente do aplicativo na respectiva loja. Reinicie o WhatsApp depois de atualizar e o novo recurso deve funcionar.