Como usar o editor de vídeo integrado do Windows 11

Escrito por Marcelo Augusto em 28 de março de 2022

Compartilhar:

Como usar o editor de vídeo integrado do Windows 11

Em dispositivos Apple, o macOS tem o iMovie, um editor de vídeo simples e gratuito que qualquer pessoa pode usar para montar projetos de filmes. Mas desde que a Microsoft desativou o antigo aplicativo Movie Maker, não houve um aplicativo equivalente e empacotado para os usuários do Windows aproveitarem.

Agora isso está mudando. O Clipchamp, o pacote de software de edição de vídeo que a Microsoft comprou no ano passado, está chegando ao Windows 11 como um “aplicativo de caixa de entrada” – em outras palavras, um aplicativo que aparece quando você instala o sistema operacional pela primeira vez, como o Bloco de Notas.

No momento em que este artigo é publicado, o Clipchamp está incluído apenas na versão prévia do Windows 11, mas deve chegar a todos em breve. Mesmo antes de se tornar oficialmente um aplicativo empacotado, você pode encontrá-lo e instalá-lo na Microsoft Store (procure por “Clipchamp” ou siga este link).

Aqui apresentaremos alguns dos recursos e capacidades do Clipchamp. Não é um aplicativo difícil de entender, e você pode descobrir que ele oferece tudo o que você precisa em termos de funcionalidade de edição de vídeo.

No momento, o Clipchamp é um software freemium: você pode usá-lo gratuitamente, mas algumas opções (incluindo exportações de alta definição) e a maioria do conteúdo do estoque exigem uma assinatura paga. Isso pode mudar à medida que o programa for integrado ao Windows 11, mas, por enquanto, uma assinatura premium começa em US$ 9 por mês.

Sobre o Clipchamp

O Clipchamp foi construído para ser o mais fácil de usar possível, então você não vai ficar coçando a cabeça por muito tempo imaginando onde está tudo. Na parte inferior está a linha do tempo do filme, acima dela está a janela de visualização para assistir aos clipes e ao filme como um todo, e à esquerda da tela você pode inserir arquivos de mídia para compor seu projeto.

Você tem a opção de carregar vídeos, imagens e áudio do disco, ou pode gravar diretamente no aplicativo usando as câmeras e microfones conectados ao seu computador. O Clipchamp também vem com uma variedade de clipes, imagens e sons que você pode colocar em seu projeto. Alguns deles são gratuitos, mas a maioria exige uma assinatura premium do Clipchamp.

Você não define a qualidade de saída do seu vídeo até salvá-lo, mas pode definir a proporção a qualquer momento clicando no botão no canto superior direito da interface (já dirá uma proporção como 16:9). Se você pretende que seus vídeos sejam visualizados em telefones celulares, por exemplo, altere para uma proporção de retrato.

Não há configurações ou preferências reais para falar. Tudo o que está no programa é mostrado na tela. Para sair de um vídeo, clique no logotipo da Clipchamp (canto superior esquerdo) e escolha Voltar para a página inicial — a tela inicial é onde todos os seus vídeos ficam e é onde você pode iniciar novos projetos (usando um dos modelos fornecidos, se desejar).

Construa seu filme

Use o grande botão + (mais) no canto superior esquerdo para carregar vídeos, imagens e áudio do disco – você pode arrastá-los para a linha do tempo à direita conforme necessário. Use as alças nas bordas dos clipes importados para cortá-los ou clique com o botão direito do mouse neles para acessar opções como Dividir (cortar um clipe em dois) ou Duplicar (criar uma cópia exata de um clipe). Colocar algo em um novo local é tão fácil quanto clicar e arrastar com o mouse.

Selecione algo na linha do tempo – uma cena, uma imagem, um clipe de áudio – e você verá opções para isso aparecer acima da janela de visualização. Se você clicou em um trecho de áudio, você pode definir um efeito fade-in ou fade-out, por exemplo. Ou, se você clicou em um vídeo que faz parte do filme, pode ajustar as cores e a velocidade do clipe, bem como aplicar diversos filtros para alterar sua aparência.

Escolha Gráficos à esquerda da tela e você pode colocar uma variedade de funcionalidades e objetos divertidos em seu filme, de barras de progresso a GIFs. Em alguns casos, eles podem ficar em cima de clipes existentes. Em outros casos, eles precisam de seu próprio lugar na linha do tempo. (A Clipchamp geralmente o guiará no que você precisa fazer.)

Para completar seu filme, você precisará adicionar títulos e transições, que podem ser encontrados na barra de navegação à esquerda em Texto e transições. Os títulos precisam ser colocados no topo da linha do tempo, enquanto as transições precisam ser soltas entre cenas e imagens. Para editar títulos (em termos de texto e fontes e assim por diante), basta clicar duas vezes neles.

Aplique os toques finais

À medida que seu projeto cresce, você precisará rolar ao longo da linha do tempo usando a barra na parte inferior – você também pode usar os botões + (mais) e – (menos) logo acima da linha do tempo para aumentar e diminuir o zoom, o que pode tornar é mais fácil ver o que você está fazendo. O botão na extrema direita, que se parece com duas setas apontando uma para a outra, ampliará a linha do tempo para ajustar o espaço disponível.

Vários atalhos de teclado também podem ser úteis ao trabalhar dentro do Clipchamp. Por exemplo, se você quiser selecionar vários clipes (para movê-los todos de uma vez, talvez), mantenha pressionado o botão Ctrl enquanto clica neles. Para ver todos os atalhos de teclado que você pode usar dentro do Clipchamp, mantenha pressionada a tecla Shift e toque em / (barra).

Quando estiver satisfeito com a aparência de tudo, clique no botão Exportar no canto superior direito. Você pode escolher a qualidade de saída, salvar o filme em disco e carregá-lo em um serviço de nuvem, se desejar. Você pode ver a renderização de vídeo finalizada em tempo real, que é toda tratada na nuvem.

No momento, o Clipchamp se apega muito ao básico – com apenas uma faixa de vídeo principal, por exemplo – e esperamos muito que recursos como exportações de 1080p cheguem ao nível gratuito em um futuro próximo. Por enquanto, vale a pena experimentar para ver se atende às suas necessidades de edição de vídeo.

Categorias:

Marcelo Augusto