Como usar o Google Keep

Escrito por Marcelo Augusto em 10 de junho de 2022

Compartilhar:

Como usar o Google Keep

O Google Keep é um aplicativo de anotações simples do Google que incorpora muitos recursos úteis para gerenciar suas anotações. Está disponível na Google Play Store, App Store e funciona na maioria dos navegadores da web. Se você usa um novo dispositivo Android, como o Google Pixel 6 Pro, o aplicativo Keep provavelmente está pré-instalado em seu telefone ou tablet.

Como o aplicativo faz parte do ecossistema do Google, a integração perfeita com o Google Drive é garantida – lembre-se de que as notas de áudio e as fotos contam para seus 15 GB de espaço de armazenamento. Realmente, é um ótimo aplicativo para se você está sempre anotando algo. Se você sempre teve e nunca tentou ou não sabe o que é o Google Keep, este artigo fornecerá tudo o que você precisa para começar a usá-lo.

Introdução ao Google Keep

O Google Keep foi lançado em 2013 como o aplicativo de anotações dedicado do Google. Pense no Keep como um bloco de notas adesivas digitais. Embora não tenha muitos dos recursos avançados que você encontrará no Google Docs, é ótimo para coisas básicas, como uma nota rápida, lista de compras ou ideia aleatória para um próximo projeto ou postagem de blog.

Embora o bloco de notas do Keep funcione como um local para anotar sua lista de tarefas rapidamente, você provavelmente ficará mais feliz com o Google Tasks ou uma lista de tarefas mais robusta ou um aplicativo de gerenciamento de tarefas.

O Keep funciona com as duas contas pessoais do Google Workplace (também conhecido como G Suite). O aplicativo Keep para Android está disponível na Google Play Store. Os usuários de iPhone e iPad encontrarão o aplicativo Keep na App Store. E, como a maioria dos serviços do Google, o Keep funciona na maioria dos navegadores da web. Há também uma extensão de aparador da Web do Google Keep na Chrome Web Store.

Dica: As notas do Keep serão sincronizadas em todos os dispositivos em tempo real, desde que você esteja conectado à mesma conta do Google.

Como criar notas no Google Keep

Você pode criar cinco tipos de notas no Google Keep. A abertura do aplicativo exibirá cinco ícones na parte inferior da tela. Da esquerda para a direita, são eles:

  • Lista: Esta opção cria caixas de seleção na frente de seus itens de lista.
  • Desenho: Esta opção é melhor para anotações manuscritas e desenhos.
  • Áudio: A opção Áudio permite gravar uma nota de voz.
  • Foto: adicione uma foto ao Google Keep, que pode ser anotada.
  • Regular: Crie uma nota de texto genérica.

Para criar uma nota, basta tocar no ícone apropriado para criar uma nota desse tipo.

Dicas importantes

  • Cada tipo de nota tem um campo Título. Preencher isso adicionará um cabeçalho em negrito à sua nota na tela inicial.
  • Se você quiser combinar notas (por exemplo, adicionar uma foto a uma lista de verificação ou uma gravação a um desenho), abra uma nota e toque no botão de adição na parte inferior esquerda da tela para exibir uma lista de opções.
  • Para arquivar ou excluir uma nota, pressione-a longamente e toque no menu Reticências verticais no canto superior direito da tela. Em seguida, toque em Arquivar ou Excluir. Essas notas podem ser acessadas tocando no menu de três linhas horizontais no canto superior esquerdo da tela e tocando em Arquivo ou Lixeira.

Como definir um lembrete no Google Keep

O aplicativo Google Keep tem uma função de lembrete simples, que pode ser acionada em um horário ou local. O lembrete de localização é perfeito para situações como trazer sua lista de compras ao chegar ao supermercado.

  • Pressione e segure uma nota na tela inicial.
  • Toque no botão da campainha de alarme no canto superior direito da tela.
  • Selecione a guia Hora ou Local.
  • Insira seus dados e toque em Salvar.

Se você já estiver em uma nota, o botão de lembrete pode ser acessado no canto superior esquerdo da tela. Ele tem uma interface de usuário ligeiramente diferente quando acessada aqui, mas a funcionalidade é idêntica.

Como colaborar e compartilhar notas no Google Keep

O Google Keep tem vários recursos para compartilhamento e colaboração. Isso é perfeito se você faz compras com outra pessoa, deseja enviar um desenho a um amigo ou precisa enviar um memorando de voz para um colega.

Como compartilhar notas no aplicativo móvel:

  • Pressione longamente uma nota.
  • Toque no botão Reticências verticais no canto superior direito da tela.
  • Toque em Enviar.
  • Escolha um contato ou aplicativo sugerido.
  • Tocar em um aplicativo de mensagens exibirá uma lista de contatos para compartilhar.

Compartilhar uma nota dessa forma enviará uma cópia formatada (por exemplo, compartilhar uma nota com foto apenas enviará a foto). Se você quiser adicionar alguém à nota original do Google Keep, adicione-o como colaborador.

Como adicionar um colaborador a uma nota:

  • Abra uma nota.
  • Toque no botão Reticências verticais no canto inferior direito da tela.
  • Toque no botão Colaborador.
  • Digite o endereço de e-mail do destinatário.
  • Toque em Salvar.

Todos os colaboradores em uma nota terão sua foto de perfil mostrada abaixo da nota. Para remover um colaborador, toque no ícone do perfil dele na parte inferior da nota e toque no botão X ao lado do nome dele.

Como organizar e personalizar notas no Google Keep

Há muitas maneiras de gerenciar e personalizar notas no Google Keep. Vale a pena dedicar um tempo para fazer isso, pois o aplicativo pode ficar confuso de outra forma.

  • Etiquetas: Pressione e segure uma nota e toque no botão Etiqueta no canto superior direito da tela. Você pode pesquisar e classificar suas notas por rótulo.
  • Arrastar e soltar: pressione e segure uma nota e arraste-a para alterar sua localização na página inicial do Google Keep.
  • Pins: Pressione e segure uma nota e toque no botão P no canto superior direito da tela. As notas fixadas sempre aparecerão primeiro na página inicial.
  • Visualizações: Na página inicial do Google Keep, toque no botão à esquerda da sua foto de perfil. Isso mudará a exibição entre coluna única e coluna múltipla.
  • Cor: Pressione e segure uma nota e toque no botão Paleta no canto superior direito da tela. Toque em uma cor para alterar o plano de fundo da nota.
  • Plano de fundo: Abra uma nota e toque no botão Paleta no canto inferior esquerdo da tela. Role para a direita para selecionar um plano de fundo para sua nota.

Recursos adicionais que você vai querer experimentar

Uma tela inteligente com uma grande moldura branca está em foco. À esquerda está uma foto de uma estrada com a hora sobreposta à imagem. O lado direito da tela é exibido para pessoas em veículos vermelhos.

Embora o Google Keep possa não ser tão poderoso quanto alguns outros aplicativos de notas populares, faz parte do ecossistema do Google e funciona bem com outros serviços do Google. Aqui estão algumas das integrações do Keep para experimentar.

Quando você cria um lembrete no Keep, ele é sincronizado automaticamente com o Google Agenda. O lembrete será adicionado ao seu calendário padrão. Se você usa um G Suite e uma conta pessoal do Google no mesmo dispositivo, precisará ajustar as configurações e verificar se o administrador do Workplace ativou todos os recursos do Keep.

Se você estiver capturando ideias para um artigo ou projeto, ficará feliz em saber que pode acessar suas notas do Google Keep diretamente no Google Docs. Basta abrir o painel lateral no Google Docs e arrastar imagens do Keep diretamente para o seu documento. Se você tiver centenas de notas, poderá encontrá-las rapidamente usando a barra de pesquisa no painel lateral – é tão poderosa quanto uma pesquisa do Google, mas apenas analisa suas notas de texto e áudio.

Você sabia que o Keep se integra perfeitamente ao Google Assistente? Se você usa um Google Nest Hub, basta dizer “Ok Google, tome nota”. Você também pode usar a mesma frase em seu telefone ou no Google App.

Faça anotações de forma rápida e fácil com o Google Keep

O Google Keep é um aplicativo fantástico que permite criar, editar e compartilhar notas rapidamente. Se você acabou de adquirir um novo telefone Android, o Google Keep, juntamente com os melhores aplicativos Android, ajudará você a aproveitar ao máximo seu telefone.

Categorias:

Marcelo Augusto