Como parar de receber atualizações no Windows 11

Escrito por Marcelo Augusto em 14 de abril de 2022

Compartilhar:

Como parar de receber atualizações no Windows 11

Atualizações para o Windows 11 não devem ser uma coisa ruim. Mas há muitas perguntas a serem feitas sobre o controle de qualidade aplicado aos patches regulares lançados pela Microsoft. De fato, às vezes uma atualização destinada a consertar uma coisa pode quebrar outra completamente. Como tal, existem mais usuários do Windows 11 do que a Microsoft gostaria de admitir que não desejam que as atualizações sejam aplicadas automaticamente ao sistema.

A boa notícia é que, embora a Microsoft recomende que você faça essas atualizações, você também pode resolver o problema com suas próprias mãos e mantê-las fora do seu PC. Se você simplesmente não as quer ou quer esperar um pouco para ter certeza de que elas não estão com problemas, aqui está o que você pode fazer.

Como pausar as atualizações automáticas do Windows 11

Se você não quiser parar de receber atualizações permanentemente, talvez apenas queira evitar bugs específicos, basta pausar as atualizações. Há uma série de períodos de tempo pré-determinados, você só vai para aquele que melhor lhe convier.

Veja como pausar as atualizações do Windows 11 por até cinco semanas:

  1. Abra o aplicativo Configurações no seu PC.
  2. Selecione Windows Update na barra lateral.
  3. Abra a caixa suspensa ao lado de pausar as atualizações e escolha seu período de tempo.

Depois de escolher pausar as atualizações quando o período de tempo selecionado terminar, elas serão retomadas automaticamente. Você tem a opção de a qualquer momento entrar e estender isso por uma ou duas semanas. Da mesma forma, se você quiser encerrar a pausa, pressione o botão retomar atualizações e tudo voltará ao normal.

Como parar de receber atualizações automáticas do Windows 11 usando o Editor do Registro

Para uma solução mais permanente, você pode interromper as atualizações do Windows 11 usando o Editor do Registro. No entanto, editar o registro é por sua conta e risco e você pode causar sérios danos se não estiver confortável com o que está fazendo.

Isso fora do caminho, aqui está o que fazer:

  1. Pressione Win+R no seu PC.
  2. Digite regedit e pressione enter.
  3. No Editor do Registro, navegue até o seguinte caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows
  4. Clique com o botão direito do mouse na pasta Windows e selecione Novo, depois Chave.
  5. Nomeie a nova chave como “WindowsUpdate” e pressione enter.
  6. Clique com o botão direito do mouse em WindowsUpdate e selecione Novo, depois Chave.
  7. Chame esta tecla “AU” e aperte enter novamente.
  8. Clique com o botão direito do mouse em AU e selecione Novo e, em seguida, Valor DWORD (32 bits).
  9. Nomeie esse valor “NoAutoUpdate” e pressione enter.
  10. Clique duas vezes em NoAutoUpdate e certifique-se de que Hexadecimal esteja selecionado em Base.
  11. Altere a caixa Valor de 0 para 1.

Aperte o botão OK e reinicie o seu PC. As atualizações automáticas agora serão interrompidas, mas você ainda poderá extrair manualmente as atualizações a qualquer momento no aplicativo Configurações. Para reverter isso, siga as mesmas etapas acima, mas quando você chegar ao WindowsUpdate, simplesmente exclua, reinicie e você voltará a receber atualizações automáticas.

Como parar de receber atualizações automáticas do Windows 11 usando o Editor de Diretiva de Grupo

O terceiro método que você pode usar para interromper as atualizações automáticas do Windows 11 se aplica apenas aos usuários Pro e Enterprise. Se você estiver no Windows 11 Home, precisará usar um dos dois detalhados acima. No entanto, se você tiver uma versão com suporte, veja como usar o Editor de Diretiva de Grupo para interromper as atualizações automáticas:

  1. Pressione Win+R no seu PC.
  2. Digite gpedit.msc e pressione enter.
  3. No Editor de Diretiva de Grupo, siga esta cadeia para navegar até o local correto: Configuração do computador > Modelos administrativos > Componentes do Windows > Windows Update > Gerenciar experiência do usuário final
  4. Clique duas vezes na opção Configurar atualizações automáticas e selecione Ativado para ativar ligado.
  5. Na caixa Opções, localize Notificar para download e instalação automática e clique em Aplicar.
  6. Clique em OK para confirmar.

Agora você não verá mais as atualizações instaladas automaticamente, mas poderá aplicá-las manualmente no aplicativo Configurações.

Dos três métodos detalhados aqui, o primeiro não é apenas o mais fácil e disponível para todos, mas também o mais seguro. Se você nunca pulou para fazer edições de registro antes, não correrá o risco de cometer erros acidentais, mas potencialmente graves. E é muito mais rápido reativar as atualizações dessa maneira também.

Categorias:

Marcelo Augusto