Como mover sua biblioteca e listas de reprodução do Spotify para o Apple Music

Escrito por Marcelo Augusto em 02 de fevereiro de 2022

Compartilhar:

Como mover sua biblioteca e listas de reprodução do Spotify para o Apple Music

Há muitas razões para querer usar o Apple Music como seu serviço de assinatura preferido no Spotify. Talvez as controvérsias recentes o tenham repensado para onde deseja enviar seu dinheiro, ou talvez você seja um assinante do Apple One e não queira pagar por dois serviços de música. Talvez a integração com os sistemas operacionais e serviços da Apple se adapte melhor à sua vida. Ou talvez você queira que seus artistas favoritos recebam mais por stream, como a Apple afirma fazer.

Seja qual for o motivo, mudar do Spotify para o Apple Music é simples – basta se inscrever, fazer login e transmitir. Mover seu conteúdo do Spotify para o Apple Music é muito mais difícil! Não há uma maneira simples de copiar suas listas de reprodução, músicas salvas, gostos e desgostos ou outros dados do Spotify.

Felizmente, existem serviços que podem fazer login nas suas contas Spotify e Apple Music e, mais ou menos, agilizar. Se você deseja transferir músicas do Spotify para o Apple Music, aqui estão alguns serviços a serem considerados.

FreeYourMúsica

FreeYourMusic é um serviço robusto que permite transferir suas músicas e playlists salvas de um serviço para outro (incluindo Spotify e Apple Music). A versão gratuita é limitada a 100 faixas e uma lista de reprodução. Se você transferir tudo, terá que desembolsar algum dinheiro pela versão básica.

Há uma assinatura que adiciona recursos como sincronização automática de listas de reprodução e álbuns entre serviços (se você pretende continuar usando vários serviços) e a capacidade de fazer backup de suas listas de reprodução na nuvem.

Uma coisa legal do FreeYourMusic é o suporte robusto para desktop, incluindo macOS (Intel ou Apple silicon!) e até Linux.

Song Shift

Uma solução mais acessível, disponível apenas no iPhone, é o Song Shift. A versão gratuita permite mover um álbum ou lista de reprodução por vez, a assinatura Pro corresponderá rapidamente a muitas músicas.

É um pouco mais complicado do que o FreeYourMusic. Como as mesmas faixas nem sempre estão disponíveis nos álbuns de origem, você é solicitado a revisar suas correspondências e corrigir possíveis incompatibilidades ou faixas ausentes.

Por outro lado, é bom se antecipar a qualquer um desses problemas, em vez de um botão “configure e esqueça” que pode gerar listas de reprodução incompatíveis. É mais limitado do que o FreeYourMusic em alguns aspectos e mais demorado, mas mais acessível e oferece melhores resultados finais.

Soundiiz

Não quer baixar um aplicativo? Soundiiz é uma solução baseada na web. A versão gratuita só transfere uma playlist por vez e não transfere sua coleção. A assinatura Premium sincronizará toda a sua coleção de uma só vez. Você pode até fazer coisas como mesclar e dividir listas de reprodução.

Advertências e coisas a saber

Claro, nenhuma dessas plataformas quer que você mude facilmente para um concorrente, então elas não facilitam. Isso significa que esses serviços de terceiros só podem ir até certo ponto e geralmente enfrentam problemas que exigem atualizações ou uma pequena correção manual.

Aqui estão algumas das advertências a serem observadas se você decidir mudar:

  • A maioria dos serviços tem um nível gratuito, mas você provavelmente não ficará satisfeito com ele. Eles são quase sempre limitados ao ponto em que realmente transferir sua biblioteca e listas de reprodução seria um grande aborrecimento. Esteja preparado para pagar por eles.
  • O Spotify tem muitas listas de reprodução públicas criadas por usuários que você pode assinar e listas de reprodução colaborativas. Alguns serviços não os transferem ou apenas o farão se você for um colaborador com privilégios de edição.
  • As listas de reprodução dinâmicas do Spotify (Daily Drive, Discover Weekly, Daily Mix, etc.) quase certamente não serão movidas (e, nesse caso, serão listas de reprodução estáticas). No entanto, a Apple tem suas próprias listas de reprodução personalizadas com base em seus próprios dados sobre suas faixas tocadas e curtidas.
  • O Spotify faz Podcasts, mas o Apple Music não. O aplicativo Podcasts da Apple é algo próprio. Você provavelmente terá que se inscrever novamente em qualquer podcast que goste de usar esse aplicativo e gastar um pouco de tempo marcando episódios reproduzidos para acompanhar. Ou você pode manter sua conta gratuita.
Marcelo Augusto