Talvez mais do que qualquer outra rede social, o Twitter vai além da família e dos amigos para conectá-lo a um público global, o que não é diferente de uma praça da cidade para o mundo inteiro se reunir. Você pode ser retuitado em países dos quais nunca ouviu falar ou recebendo mensagens diretas de pessoas do outro lado do planeta.
É assim que o Twitter é configurado para funcionar por padrão, e há muitas vantagens nessa abertura. No entanto, se você preferir ter uma experiência mais limitada e privada no Twitter, a plataforma oferece muitas ferramentas para restringir quem pode encontrá-lo, quem pode ver seus tweets e quem pode entrar em contato com você.
Mostraremos como encontrar essas opções por meio da interface do Twitter na web, embora você também possa encontrar as mesmas configurações nos aplicativos móveis do Twitter.
Público ou Protegido
Sua conta do Twitter como um todo pode ser pública ou protegida (privada). Se for público, qualquer pessoa pode ver seu perfil e seus tweets, mesmo que não tenha uma conta no Twitter. Outros usuários do Twitter podem segui-lo livremente, responder aos seus tweets e retuítá-los.
Escolha uma experiência de Twitter protegida e apenas seus seguidores poderão ver seus tweets – e esses seguidores devem ser especificamente aprovados por você.
Para alterar a configuração da sua conta, abra o Twitter na Web e clique nos três pontos no painel de navegação esquerdo > Configurações e privacidade > Sua conta > Informações da conta > Tweets protegidos.
Abra ou feche seus DMs
Mensagens diretas (DMs) são como as pessoas entram em contato com você diretamente no Twitter. Eles operam independentemente de sua conta estar protegida e, por padrão, qualquer pessoa que segue você pode enviar uma DM.
Isso também significa que qualquer pessoa que você está seguindo pode enviar uma mensagem para você. Para permitir que qualquer usuário do Twitter envie mensagens para você, acesse a página de configurações na Web, clique em Privacidade e segurança e Mensagens diretas e marque a caixa Permitir solicitações de mensagens de todos.
Mesmo com essa opção habilitada, você ainda deve aceitar a solicitação de mensagem de qualquer pessoa que você não esteja seguindo para poder respondê-la.
Seja mais difícil de encontrar
Há muitas maneiras de encontrar pessoas no Twitter. Por padrão, qualquer pessoa que tenha seu endereço de e-mail ou número de celular no telefone pode ver você como uma sugestão de contato quando carregar o aplicativo do Twitter.
Para impedir que isso aconteça e dificultar sua localização, vá para a página de configurações do Twitter na Web e selecione Privacidade e segurança e Descoberta e contatos. Desmarque as caixas rotuladas Permitir que as pessoas que tenham seu endereço de e-mail encontrem você no Twitter e Permitir que as pessoas que tenham seu número de telefone encontrem você no Twitter.
Você também pode se tornar mais difícil de ser encontrado alterando o nome, a foto do perfil e a localização em seu perfil do Twitter. Na página do seu perfil na Web, clique em Editar perfil para fazer alterações.
Limite as respostas aos seus tweets
Outra limitação que você pode colocar em prática restringe quais usuários do Twitter podem responder aos seus tweets cuidadosamente elaborados. Abra a nova caixa de diálogo de tweet na web (clique no botão azul à esquerda) e você verá um link para todos que podem responder.
Clique neste link para alterar a configuração para Pessoas que você segue ou Somente pessoas que você menciona para colocar a restrição relevante em vigor. Se você escolher a última opção e não mencionar nenhum outro usuário do Twitter em um tweet, ninguém poderá responder. Para alterar essa configuração após a publicação do tweet, clique nos três pontos ao lado dele na linha do tempo.
Você também pode ocultar respostas individuais aos seus tweets: para fazer isso, localize a resposta em seu tweet na interface da Web, clique nos três pontos no canto superior direito e escolha Ocultar resposta na lista. Para outros usuários, a resposta não aparecerá a menos que eles cliquem especificamente no ícone de respostas ocultas.