Como instalar o Windows 11

Escrito por Marcelo Augusto em 25 de março de 2022

Compartilhar:

Como instalar o Windows 11

Se você acabou de montar um novo PC para jogos ou deseja atualizar um dispositivo existente para o Windows 11, temos tudo o que você precisa.

Instalar um sistema operacional em seu equipamento não é exatamente fascinante, mas é uma parte vital de qualquer experiência de jogo em PC. Um sistema operacional não apenas nos permite jogar os jogos mais recentes da Steam e ingerir memes na Internet, mas também determina exatamente que tipo de experiência seu computador pode fornecer. Embora existam algumas opções de software disponíveis que atendem às necessidades dos jogadores, como o SteamOS baseado em Linux da Valve, o usuário médio provavelmente está se perguntando como instalar o Microsoft Windows 11.

O Windows 11 ainda não substituiu o Windows 10, mas sua popularidade está crescendo e mais usuários estão instalando a atualização em seus laptops e PCs para jogos existentes. Se você já está utilizando uma máquina com Windows 10, então dar o salto não vai parecer grande coisa. Se você ainda está agarrado a uma cópia do Windows 7, no entanto, ou está procurando algo para carregar em um SSD em branco, o processo pode parecer um pouco assustador.

Armar um PC com a versão mais recente do Windows não é complicado, mas há algumas coisas a considerar antes de iniciar. Para começar, você pode ter problemas de compatibilidade se emparelhar o sistema operacional com hardware não suportado e o dispositivo escolhido não ser elegível para atualizações. Novas versões do Windows também geralmente vêm repletas de peculiaridades e bugs, então você deve se preparar para algumas turbulências iniciais. Veja como instalar o Windows 11 no seu PC.

Atualizando seu PC do Windows 10 para o Windows 11

Se você já tem um PC com o Windows 10 instalado, uma oportunidade de atualização pode já ter surgido para você através do serviço de atualização do Windows da Microsoft. Se for esse o caso, tudo o que você precisa fazer é permitir que ele seja baixado e instalado automaticamente. De certa forma, será quase como qualquer outra atualização programada, além do fato de que você será recebido com uma tela de configuração de boas-vindas. Caso seja necessário, veja como baixar e instalar o Windows 11 usando o Windows Update:

  • Navegue até “Configurações do Windows Update” usando o menu Iniciar ou digitando-o na barra de tarefas.
  • Se você for elegível para uma atualização, clique no botão “baixar e instalar” na parte superior da página.
  • Você será solicitado a reiniciar o computador, o que iniciará o processo de instalação.

Essa é sem dúvida a maneira mais fácil de atualizar para o Windows 11, mas o prompt pode estar faltando na tela de configurações do Windows Update. Se isso acontecer, você pode iniciar as coisas baixando o Assistente de Instalação do Windows 11, pois ele verificará independentemente se há atualizações e tentará baixar o sistema operacional.

Vale a pena notar que a Microsoft está lançando lentamente o Windows 11 em máquinas compatíveis, e o prompt de atualização pode aparecer até meados de 2022. Você também pode verificar se o seu PC existente é compatível com o SO baixando o aplicativo PC Health Check, que pode ajudar a esclarecer se o seu hardware antigo é compatível.

Instalando o Windows 11 no seu PC

Fazer com que seu PC recém-construído passe pelo POST e alcance a tela do BIOS da sua placa-mãe é uma tarefa estressante, mas você deve ter certeza de que tem um plano para o que vem a seguir. Se você planeja armar seu equipamento com o Windows 11, precisará criar um dispositivo de instalação do Windows 11 usando outra máquina, para não guardar seu equipamento antigo e frágil ainda.

Para criar um disco de instalação do Windows 11, você precisará baixar a ferramenta de criação de mídia da Microsoft e pegar um DVD em branco ou um pendrive com mais de 8 GB. As cópias oficiais de varejo do Windows 11 parecem não existir ainda, portanto, lembre-se disso antes de procurar uma online.

Veja como criar um disco de instalação do Windows 11:

  • Baixe a ferramenta de criação de mídia da Microsoft.
  • Inicie a ferramenta e selecione “USB Flash Drive” ou “arquivo ISO”.
  • Clique em próximo e selecione um caminho de arquivo usando o Windows File Explorer.
  • Se você planeja usar um arquivo ISO, precisará gravá-lo em um DVD usando uma unidade de disco óptico. Uma vez que você finalmente tenha um disco de inicialização do Windows 11 recém-criado em suas mãos, agora você pode inseri-lo em seu PC e iniciar o processo de instalação.

O disco de inicialização conectado deve solicitar que seu equipamento exiba um menu de inicialização, permitindo que você selecione sua unidade de DVD ou pendrive. Isso instruirá a máquina a carregar os arquivos de instalação do Windows, em vez de desviar para uma tela de configurações do BIOS. Você será saudado por um logotipo familiar do Windows, seguido por um assistente de instalação que iniciará o trecho final do processo.

Veja como configurar a instalação do Windows 11:

  • Selecione suas preferências de idioma e localização e clique em Avançar.
  • Clique no botão “instalar agora” no centro da janela.
  • Você será solicitado a ativar o Windows. Você pode inserir uma chave de produto válida ou permitir que o software seja ativado automaticamente após a instalação.
  • Selecione qual versão do Windows você deseja instalar.
  • Leia os termos de licença da Microsoft e clique na caixa “Concordo” na parte inferior para continuar.

Agora você pode selecionar se deseja atualizar o Windows e manter os arquivos no disco rígido ou instalar uma nova versão do sistema operacional. É importante fazer backup de todos os arquivos e pastas existentes se você optar pela segunda opção, pois o processo limpará efetivamente sua unidade.

A etapa final é selecionar em qual SSD ou disco rígido você deseja instalar o Windows 11. Informações como nome do método de armazenamento, capacidade e espaço livre estão incluídas, o que deve ajudá-lo a identificar a opção correta. Isso levará a uma lista de verificação de instalação do Windows que o ajudará a acompanhar o progresso, resultando em uma nova instalação no sistema operacional do seu PC.

O Windows 11 é gratuito?

O Windows 11 está disponível gratuitamente como uma atualização e uma nova instalação, o que significa que você não terá que pagar um centavo pelo sistema operacional mais recente da Microsoft. Embora você possa ativar o sistema operacional com uma chave de produto válida do Windows, isso não é necessário, pois o sistema se ativará automaticamente e gerará uma chave.

Meu PC pode executar o Windows 11?

Se o seu laptop ou PC para jogos atender aos requisitos mínimos de sistema da Microsoft, você poderá instalar o Windows 11 em seu SSD ou disco rígido. É possível instalar o sistema operacional em hardware não suportado, mas isso significa que você não terá acesso às atualizações do Windows e sua área de trabalho será marcada com uma marca d’água .

O Windows 11 é bom para jogos?

Se você é um entusiasta de jogos para PC, há muito o que gostar no Windows 11. Não apenas o sistema operacional carrega jogos mais rapidamente usando o DirectStorage – uma API usada por consoles como o Xbox Series X – mas também apresenta melhor integração com o PC Game Pass e auto-HDR para jogos que não possuem suporte a alta faixa dinâmica.

O Windows 11 é melhor que o Windows 10?

O Windows 11 é o sistema operacional mais recente da Microsoft e, eventualmente, sucederá o Windows 10. Não apenas apresenta diferenças estéticas, como uma barra de tarefas no estilo Apple e cores pastel, mas também lida com processos de maneira diferente sob o capô.

A Microsoft diz que o Windows 11 usa o gerenciamento de memória para priorizar aplicativos e programas que estão sendo usados ​​ativamente, o que ajuda o sistema operacional a funcionar com mais eficiência do que o Windows 10. Ele também apresenta funcionalidade aprimorada de suspensão, pois o software permite que a RAM do seu PC retenha energia enquanto desliga efetivamente todo o resto.

Tal como acontece com a maioria das novas versões do Windows, a versão mais recente chegou com algumas peculiaridades. Enquanto a empresa continua refinando seu novo sistema operacional e corrigindo bugs, você pode querer ficar com o Windows 10 por enquanto se estiver procurando por uma experiência sem problemas.

Categorias:

Marcelo Augusto