Como impedir que seus vizinhos roubem seu Wi-Fi

Escrito por Marcelo Augusto em 12 de março de 2022

Compartilhar:

Como impedir que seus vizinhos roubem seu Wi-Fi

Se você forneceu sua senha de Wi-Fi ou hospeda um ponto de acesso Wi-Fi aberto e seus vizinhos estão desviando sua largura de banda – possivelmente colocando você em risco legal também – é hora de acabar com isso. Aqui está como.

Como ver quem está usando seu Wi-Fi

Se você suspeita que alguém está usando sua rede Wi-Fi sem permissão, mas não tem 100% de certeza, geralmente pode fazer login na interface do seu roteador e verificar uma lista de dispositivos conectados. Exatamente como você faz login e verifica varia de acordo com o fabricante do dispositivo, portanto, consulte a documentação do seu roteador.

Depois de ver uma lista, procure nomes desconhecidos na lista de dispositivos conectados ativamente. Esses podem ser dispositivos usados ​​por seus vizinhos. Alguns roteadores permitem expulsar, bloquear ou banir dispositivos diretamente desta lista, bloqueando um determinado endereço MAC. Esse bloqueio funciona rapidamente, mas não é infalível porque alguns dispositivos, como iPhones, fornecem novos endereços MAC aleatórios como medida de privacidade. Isso significa que o dispositivo pode não ser mais bloqueado na próxima vez que se conectar.

Além disso, esteja ciente de que nem todos os seus dispositivos Wi-Fi terão rótulos claros e óbvios. Se for esse o caso, certifique-se de comparar os endereços MAC dos dispositivos desconhecidos em sua lista com os endereços MAC dos dispositivos que você possui antes de fazer qualquer proibição ou bloqueio. Caso contrário, você pode bloquear acidentalmente um dispositivo importante em sua casa.

Curto prazo: desconecte seu roteador ou modem

Se você precisar que alguém pare de usar seu Wi-Fi imediatamente, localize seu roteador e desconecte-o da fonte de alimentação. Ele será desligado e ninguém poderá se conectar a ele.

Se você quiser configurar seu roteador e impedir o acesso à Internet temporariamente, poderá deixar o roteador conectado, mas desconectar o cabo ou o modem DSL (se tiver um). Depois de fazer as alterações que recomendamos abaixo, você pode conectar o modem novamente e os ladrões de internet serão bloqueados.

Desative o acesso Wi-Fi aberto

Se você estiver executando um ponto de acesso Wi-Fi aberto que permite que as pessoas se conectem sem uma senha, talvez seja hora de repensar a hospedagem de uma rede aberta. Se alguém usando sua conexão com a Internet fizer algo ilegal online, isso poderá causar problemas ou comprometer a segurança de seus dados.

Para corrigir isso, você precisará fazer login na interface de configuração do seu roteador e habilitar a criptografia (como WPA2 Personal—ou melhor ainda, WPA3 Personal, se disponível) e uma senha de conexão. Depois de configurar uma senha de conexão Wi-Fi forte, não a forneça aos seus vizinhos. Você terá que inseri-lo em todos os dispositivos que deseja conectar.

Use um padrão de criptografia moderno

Métodos de criptografia Wi-Fi mais antigos, como WEP, WPA1 e WPA2-TKIP, são considerados inseguros. O WEP em particular é fácil de hackear usando métodos de força bruta. Portanto, se você ainda estiver usando um desses, é hora de mudar para um método de criptografia mais seguro. Recomendamos o uso de WPA2-Personal (ou WPA3-Personal se disponível).

O uso de um padrão de criptografia bom e moderno impedirá a entrada de possíveis hackers próximos e evitará possíveis espionagens de suas atividades na Internet por vizinhos. Além disso, desative o WPS (Wi-Fi Protected Setup), que também é inseguro e pode fornecer um ponto de entrada para um vizinho experiente em hackers.

Se o seu roteador não suportar métodos de criptografia mais recentes, definitivamente é hora de atualizar seu roteador.

Desative a conta de convidado do seu roteador

Muitos roteadores Wi-Fi oferecem suporte a contas de convidados que estão isoladas de sua rede local (LAN) principal, usam uma senha alternativa e podem estar sujeitas a outras restrições.

Se um vizinho estiver roubando o Wi-Fi por meio de uma conta de convidado, você precisará fazer login na interface de configuração do seu roteador e desativá-lo. Mesmo que seus vizinhos não estejam usando uma conta de convidado para acesso, você provavelmente deve desativar sua conta de convidado de qualquer maneira se nunca a usar, pois geralmente não são seguros.

Altere a senha do seu Wi-Fi

Pode ter havido um momento em que um vizinho visitou e você deu a ele sua senha de Wi-Fi, e eles continuam usando sua internet mesmo quando não estão visitando. Ou talvez um vizinho de confiança ou membro da família nas proximidades tenha dado sua senha de Wi-Fi a um amigo.

Se isso se tornar um problema, é hora de alterar a senha do seu Wi-Fi. Para fazer isso, você precisará fazer login na interface do seu roteador. Procure configurações rotuladas como “Configuração de Wi-Fi”. Em algum lugar próximo ao SSID, você verá um espaço para inserir uma nova senha. Escolha uma senha segura e aplique as alterações ao seu roteador, reinicializando-o se necessário.

Quando o roteador voltar a ficar online, você precisará inserir essa nova senha nos computadores e dispositivos que se conectam via Wi-Fi no seu local. Isso pode incluir smartphones, tablets, consoles de jogos, aparelhos de TV, dispositivos domésticos inteligentes e muito mais. Obviamente, mantenha essa nova senha privada para evitar que outras pessoas usem seu Wi-Fi sem permissão.

Gerenciando as ramificações sociais

Se você já forneceu sua senha de Wi-Fi a um vizinho e a altera, eles podem solicitar a nova senha mais tarde. Se você tem um bom relacionamento, pode dizer a eles que decidiu limitar o acesso à sua internet apenas aos membros da família a partir de agora. Nenhuma explicação adicional é necessária.

Lembre-se de estabelecer limites firmes e cumpri-los. Se eles pretendem ser bons vizinhos, eles respeitarão seus desejos. Se pagar pela sua ligação à Internet, tem o direito de controlar quem a utiliza sem qualquer justificação adicional. Obviamente, pode haver outras sensibilidades em jogo, então seu próprio julgamento é o melhor. Boa sorte!

Categorias:

Marcelo Augusto