Investir em bons projetos de SEO é fundamental para que o seu site seja visto pelos consumidores.
Muitas dúvidas podem surgir ao iniciar a jornada pelo mundo digital. Hoje em dia, é fundamental ter um site de qualidade, com um bom desempenho, para conseguir crescer em pesquisas e buscas. O que muita gente ainda não sabe é que é através do SEO que conseguimos um bom ranqueamento orgânico.
O SEO (Seacrh Engime Optimization) é um conjunto de técnicas precisas que facilitam a leitura do seu conteúdo pelos robôs dos buscadores, promovendo maior visibilidade aos seus potenciais clientes.
Quem quer ampliar as vendas online precisa obrigatoriamente investir em um bom SEO para loja virtual. É por meio dessas técnicas somadas que você conseguirá boas colocações nas páginas de buscas, fazendo com que o seu site seja encontrado com mais facilidade em qualquer mecanismo de busca que você aparecer.
Como saber se meu site está indexado?
A indexação nada mais é do que o processo pelo qual o buscador rastreia o seu conteúdo, analisa as suas informações e a armazena, para que, então, quando os usuários vierem buscar aquilo que você tem a oferecer, o seu resultado possa ser exibido.
Esse processo de rastreamento é fundamental para que o seu site receba acessos qualificados, ampliando o número de pessoas que seguem sua marca ou desejam o seu produto.
O processo de indexação funciona da seguinte forma:
- Rastreamento (Crawling): o Google utiliza bots, conhecidos como “Googlebots” ou “spiders,” para rastrear a web. Esses bots navegam de página em página, seguindo links internos e externos.
- Processamento: durante o rastreamento, o Googlebot lê o conteúdo das páginas e analisa diversos elementos, incluindo textos, imagens, vídeos e meta-informações.
- Armazenamento e indexação: as informações coletadas são processadas e armazenadas. Esse índice organiza as páginas de forma que o mecanismo de busca possa acessá-las rapidamente quando uma consulta é realizada.
- Ranking: quando um usuário faz uma busca, o Google consulta seu índice e utiliza algoritmos complexos para classificar as páginas mais relevantes e úteis, exibindo-as nos resultados de pesquisa.
Para saber se o seu site está sendo indexado, você pode usar a própria ferramenta do Google, como o Google Search Console. Além de ser muito boa, ela é gratuita. Outras ferramentas, como o Semrush, também são usadas no mercado.
E como garantir que meu site seja encontrado?
Infelizmente, não existe receita mágica e pronta que irá garantir que o seu site seja facilmente encontrado pelos usuários e pelos mecanismos. Contudo, existem alguns passos que você pode seguir para deixá-lo mais otimizado, facilitando o processo descrito acima.
- Tenha um bom conteúdo: ter um conteúdo de qualidade e legítimo é 60% de todo o trabalho de SEO. Contrate bons redatores, que desenvolvam e aprofundem o assunto com propriedade.
- Tenha uma boa agência de SEO: eles vão saber traçar todo o planejamento necessário para que o seu site seja encontrado facilmente pelos buscadores, de forma profissional.
- Tenha um bom site: a velocidade com que o seu site responde é fundamental para que você tenha um bom resultado. Lembre-se de que ele deve responder bem, principalmente, em dispositivos mobile.
- Faça um curso básico de SEO: entender tudo o que pode influenciar seus resultados é fundamental para traçar bons prognósticos e entender quais são os melhores passos.
- Tenha um bom programador: fundamental para executar as melhorias indicadas na velocidade e nos perfis de otimização, isso vai te poupar um grande volume de trabalho.
Além disso, lembre-se de cadastrar o seu site em boas ferramentas gratuitas, como a Google Search Console. Ela vai nos apontar páginas que precisam de melhorias, as que estão trazendo melhores resultados, as que não estão sendo indexadas e esse processo de automatização vai te ajudar a ter uma nova realidade para o seu site e resultados.