Flexibilidade de horários, home office e liberdade de ser o próprio chefe: são inúmeras as vantagens em saber como ganhar dinheiro com marketing digital.
Afinal, com o aumento da relevância das ferramentas virtuais, as atividades ligadas às áreas de divulgação on-line tornaram-se cada vez mais requisitadas.
Inclusive, conforme o artigo publicado pela DSM, diversas “profissões do futuro” estarão diretamente ligadas ao setor de marketing digital.
Confira agora tudo o que você precisa saber sobre o assunto: o que é marketing digital, as melhores ferramentas e como ganhar dinheiro de forma eficaz!
O que é marketing digital?
Marketing digital é o termo usado para as técnicas de divulgação que utilizam recursos e ferramentas virtuais. Assim, trata-se de um conceito amplo que engloba desde a criação de textos para redes sociais até a elaboração de anúncios pagos no Google.
Em tempos de mudanças tecnológicas nas dinâmicas comerciais, essas estratégias tornam-se cada vez mais valorizadas para promover a alta lucratividade das vendas online.
E, segundo o relatório Tendências de E-commerce 2024, cerca de 58% dos brasileiros já compram mais em lojas virtuais do que em estabelecimentos físicos.
Os dados também demonstram a relevância dos anúncios on-line no momento da compra: 2 a cada 3 brasileiros consultam as redes sociais antes de realizar uma compra virtual.
Ou seja, um bom marketing digital leva a impactos muito positivos no faturamento das empresas.
Como ganhar dinheiro com marketing digital?
Começar a empreender no marketing digital é mais fácil do que parece. O primeiro passo é entender quais são suas opções e escolher a estratégia mais adequada para seus talentos.
Confira a seguir 8 formas de ganhar dinheiro com marketing digital!
1. Marketing de afiliados
O marketing de afiliados é a abordagem na qual o empreendedor divulga os produtos de uma loja e ganha uma comissão em cima das vendas feitas pelo link.
Com um número de adeptos cada vez maior, essa estratégia une o útil ao agradável: as lojas ampliam sua rede de divulgação e os empreendedores não precisam se preocupar com questões de armazenamento e logística de entrega.
Vale mencionar que as vendas precisam ser feitas de quantidade considerável para que o vendedor conquiste altos lucros. Portanto, é uma opção ótima principalmente para quem já possui uma boa base de contatos.
2. Produção de conteúdo web
O marketing digital também é um campo fértil para quem atua com prestação de serviços. Um exemplo é a requisitada área de produção de conteúdo web, seja para blogs e redes sociais ou, até mesmo, para materiais ricos como e-books e white papers.
Dentro da grande área de produção de conteúdo, existem diversos tipos de profissionais, como os redatores, planejadores de pautas e revisores. Além disso, há especialistas focados no planejamento de estratégias de Searching Engine Optimization (SEO), indispensáveis para o bom ranqueamento nas plataformas de busca.
Os redatores podem atuar tanto como empreendedores autônomos quanto de forma contratada CLT.
3. Design gráfico
Criação de artes para posts, identidade visual de marcas, ilustrações e muito mais: os profissionais de design gráfico podem atuar em diversas áreas do marketing digital.
Para atuar nessa área, é preciso dominar as ferramentas digitais mais utilizadas, como Adobe Photoshop e Adobe Illustrator. Muitos profissionais cursam a graduação de Design Gráfico, porém outros focam em obter certificações livres.
4. Banco de imagens
Quem gosta de desenhar e tirar fotos tem a opção de ceder suas imagens para bancos como Shutterstock e Unsplash. As plataformas disponibilizam ao público o download dos arquivos e o autor ganha uma comissão proporcional.
Essa é uma das dicas mais práticas de como ganhar dinheiro com marketing digital, já que o empreendedor precisa somente seguir as regras e políticas internas dos bancos de imagens.
5. Gerenciamento de redes sociais
Ao falarmos de marketing digital, não poderíamos deixar de incluir uma das profissões mais procuradas atualmente: o gestor de redes sociais, também conhecido como social media.
As tarefas incluem organizar o cronograma de postagens, realizar stories e lives com os clientes, responder DMs e até mesmo realizar as vendas pelas plataformas digitais.
Para garantir bons resultados, o social media precisa ter bons conhecimentos de SEO e análise de dados.
6. Infoprodutos
Por fim, mas não menos importante: com as plataformas digitais de educação à distância, ficou muito fácil monetizar conhecimentos específicos.
E isso vale para diversos formatos, desde o compartilhamento de arquivos de texto até a venda de aulas online.
Veja alguns dos infoprodutos mais procurados:
- cursos;
- clube de membros com assinaturas mensais;
- webinars e videoconferências.
- podcasts;
- e-books;
- Pacotes de recursos visuais, como kits de ilustrações ou de templates para postagens em rede social
Estamos falando de um setor com enorme potencial de crescimento para os próximos anos, levando em consideração as tendências mundiais de ampliação do faturamento do comércio eletrônico.
Se você se interessou pelos infoprodutos, confira agora algumas dicas para colocar em prática seu empreendimento.
Como vender infoprodutos?
Criar produtos digitais pode ser muito lucrativo, porém requer um firme planejamento para alcançar o público-alvo e obter bons resultados.
Veja a seguir algumas dicas para empreender de forma organizada!
Defina o assunto
O primeiro passo é definir o assunto com base em seus conhecimentos. Liste os possíveis temas relevantes e escolha aquele com mais demanda.
Para isso, estude seus concorrentes e identifique formas de tornar seu produto diferenciado e atrativo.
Em seguida, valide as melhores ideias com o próprio público-alvo, por meio de formulários que coletam a percepção dos clientes em relação às propostas de infoprodutos.
Defina o formato
Como mencionamos, existem inúmeros formatos: texto, áudio, vídeo-aulas, podcasts… escolha aquele que te deixa mais confortável e que demanda menos investimentos iniciais.
Saiba que futuramente é possível escalonar o produto e torná-lo mais complexo e atualizado, com diversos tipos de mídia integrados. Porém, na etapa inicial, tente simplificar ao máximo as ferramentas necessárias.
Escolha a melhor plataforma
Optar por uma boa plataforma de infoprodutos é fundamental para tornar impecável a experiência de seus clientes.
Priorize as opções que garantem:
- preços acessíveis;
- interface personalizável;
- apoio técnico especializado;
- ferramentas para a área de membros da plataforma;
- mecanismos robustos de cibersegurança e proteção anti-pirataria;
- possibilidade de criar bibliotecas virtuais com centenas de conteúdos;
- recursos de interação com os alunos, como fórum de dúvidas;
- autorização para emitir certificados.
Viu como o comércio digital abre muitas portas para o empreendedorismo? Coloque em prática nossas dicas de como ganhar dinheiro com marketing digital e alavanque seu faturamento!
Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma on-line de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.