Como fazer seu primeiro vídeo e iniciar seu canal no YouTube

Escrito por Marcelo Augusto em 23 de março de 2022

Compartilhar:

Como fazer seu primeiro vídeo e iniciar seu canal no YouTube

Iniciar um canal no YouTube nunca foi tão acessível e você pode encontrar conteúdo relacionado a quase todos os assuntos imagináveis ​​na plataforma. A ideia de que é “tarde demais para começar um canal no YouTube” é um tanto imprecisa. Qualquer um pode desfrutar do sucesso desde que permaneça comprometido a longo prazo.

Criar conteúdo se torna um pouco mais fácil quando você está no ritmo das coisas, mas muitos aspirantes a grandes tropeçam no primeiro vídeo. Por quê? Porque a tarefa parece muito esmagadora. Neste artigo, discutiremos tudo o que você deve incluir em seu primeiro vídeo do YouTube, para que você possa dar o pontapé inicial.

Crie um breve resumo para seu vídeo

Montar conteúdo para o YouTube é muito mais fácil quando você sabe sobre o que quer falar. Antes de ligar a câmera, você deve pensar sobre o que discutirá em seu primeiro upload. Você não precisa pensar em um tema complexo. Ideias simples incluem:

  • Apresentando quem você é e para que usará seu canal.
  • Revendo a arte que você fez e explicando o que você gosta e não gosta.
  • Falar sobre seus objetivos e ambições em seu campo.

Depois de escolher um tópico, crie um breve esboço e divida cada seção em alguns pontos. Você pode querer evitar escrever um script, pois usar um muitas vezes fará com que seu conteúdo pareça mais forçado. Você pode usar o Microsoft Word ou o Google Docs para criar seu esboço ou até mesmo um aplicativo de anotações em seu smartphone.

Corrija as configurações da sua câmera

Você não precisa de uma câmera sofisticada para começar a gravar vídeos para o seu canal do YouTube. Em muitos casos, seu smartphone – ou uma simples câmera para vlogging – será mais do que suficiente. Você também não precisa ser um cinegrafista profissional, mas acertar os fundamentos é fundamental.

Comece com as configurações básicas de sua câmera e domine-as antes de experimentar diferentes estilos. Em primeiro lugar, você deve ativar o rastreador de rosto de foco automático da sua câmera. Fazer isso garantirá que você permaneça em foco durante todo o clipe e possa se concentrar em falar.

Ao gravar, considere usar um perfil de cores planas ou neutras. Você terá um grau significativo de flexibilidade na pós-produção se fizer isso, especialmente com correção de cores e gradação de cores.

O balanço de branco pode afetar significativamente a aparência de seus recursos visuais. Antes de gravar, vá para as configurações da sua câmera e altere as configurações dependendo das suas condições. Tente garantir que seu tom de pele pareça natural.

Certifique-se de que sua câmera esteja em uma boa altura

A última coisa que você quer é gravar seu vídeo e perceber que ninguém pode ver seu rosto inteiro. Antes de falar na câmera, você deve garantir que seu dispositivo esteja em uma boa altura e em uma superfície estável.

Se sua mesa não for alta o suficiente, você pode empilhar alguns livros uns sobre os outros até que sua câmera esteja na altura desejada. Os tripés são ferramentas úteis para fotógrafos e são igualmente benéficas para cinegrafistas. Considere investir em um se você planeja enviar vídeos para o YouTube regularmente.

Apresente-se e o assunto do vídeo em sua introdução

Sua introdução precisa atrair o espectador, e você terá dificuldade em fazer isso se não deixar que eles saibam o que podem esperar do seu vídeo. Quando você apertar o botão de gravação, introduza o assunto que você vai discutir antes de falar sobre qualquer outra coisa.

Depois de apresentar o assunto que você vai discutir, você também deve falar um pouco sobre você. Mencione seu nome e por que você tem autoridade para falar sobre este assunto. Fazer essas duas coisas dará aos usuários mais motivos para ficar.

Deixe sua câmera gravar até o fim

Ao gravar seu primeiro vídeo no YouTube, muitas pessoas ligam e desligam o botão de gravação sempre que cometem um erro. No entanto, ter dezenas de clipes é ineficiente quando você está pronto para editar.

Você provavelmente cometerá erros, mas não precisa manter as partes que não gosta em seu vídeo. Grave seu vídeo em um clipe longo e remova os erros cometidos na fase de pós-produção.

Mantenha sua edição simples

Atualmente, muitos vídeos no YouTube têm qualidade de edição de nível profissional. Você atingirá o mesmo nível que eles se for consistente por um longo período, mas as cenas cinematográficas não são necessárias para seus primeiros uploads.

Depois de terminar de gravar seu vídeo e qualquer B-roll que o acompanha, mantenha suas edições o mais simples possível. Faça as correções básicas de cores e gradação de cores, mas não se preocupe em adicionar fotos em câmera lenta e esse tipo de coisa. Com o tempo, você pode adicionar novos tipos de fotos e técnicas de edição de vídeo.

Crie sua miniatura de vídeo

Quando terminar de gravar e editar seu vídeo, você estará quase pronto para carregá-lo. Mas antes disso, você precisará criar uma miniatura que as pessoas verão quando clicarem em seu canal ou encontrarem seu conteúdo nos resultados de pesquisa.

Você deve tornar sua miniatura atraente e mencionar o assunto do vídeo em algum lugar. Você não precisa incluir seu rosto, mas isso pode ajudá-lo a se destacar. Existem muitas ferramentas para ajudá-lo a produzir miniaturas atraentes.

Otimize seu vídeo antes de enviá-lo

Ao enviar seu vídeo para o YouTube, lembre-se de que a plataforma é um mecanismo de pesquisa. Dessa forma, você precisará tornar seu conteúdo mais detectável para o público no YouTube.

Para cada vídeo enviado, você pode adicionar uma descrição. Aqui, você deve falar sobre o que é seu conteúdo. Você também pode incluir links para sites externos, incluindo seus perfis de mídia social e site pessoal.

Outra maneira de otimizar seu vídeo para o mecanismo de pesquisa do YouTube é incluir hashtags, palavras-chave e categorias.

Está pronto seu primeiro vídeo do YouTube

Depois de enviar seu primeiro vídeo do YouTube, você está pronto para começar a pensar no próximo. Você provavelmente não receberá muita tração com seus primeiros uploads, e tudo bem, consistência ao longo do tempo é o que trará resultados.

À medida que você se torna mais experiente, naturalmente se tornará melhor em falar com a câmera, além de editar e otimizar seus vídeos. Tente adicionar uma coisa nova ao seu conteúdo a cada vez. Se você enviar uma peça por semana durante um ano e adotar essa abordagem, progredirá significativamente.

Categorias:

Marcelo Augusto