Como consertar um disco rígido externo que não está aparecendo

Escrito por Marcelo Augusto em 06 de maio de 2022

Compartilhar:

Como consertar um disco rígido externo que não está aparecendo

Quer saber como consertar um disco rígido externo que não está aparecendo? Confira. Pois, este é um cenário frustrante em que muitos de nós nos encontramos.

Quer você tenha acabado de desembrulhar um dos melhores discos rígidos externos ou tenha limpado um velho corcel cheio, com um valioso catálogo de fotos, não há nada mais irritante que conectar sua unidade para encontrar apenas silêncio, ou pior ainda, o temido som de “erro”.

Felizmente, existem várias maneiras de corrigir um disco rígido externo que não aparece, desde ajustar suas configurações até realizar alguma triagem física.

Uma coisa a ter em mente, no entanto, é que os discos rígidos não são feitos para durar para sempre. Portanto, pode haver uma chance de seus arquivos desaparecerem definitivamente, a menos que você tenha feito backup em outro lugar ou em um serviço de armazenamento em nuvem.

Claro que antes de enviar seu dispositivo para o paraíso do disco rígido, vale a pena conferir as etapas a seguir.

Como consertar um disco rígido externo que não está aparecendo

Verifique se o seu disco rígido externo está ligado

Por mais que pareça um passo óbvio a seguir, as falhas mais simples geralmente são as mais comuns quando se trata de tecnologia.

Enquanto a maioria dos discos rígidos externos obtém energia de sua única porta USB, que também fornece o canal de transferência de dados, outros podem exigir uma fonte de alimentação externa, como uma fonte de alimentação CA ou uma porta USB secundária.

Em primeiro lugar, verifique o gabinete do seu disco rígido externo para ver se ele tem mais de uma porta USB. Caso isso aconteça, conecte uma fonte de alimentação CA externa (recomenda-se usar a que veio originalmente ou uma que corresponda às classificações impressas no gabinete, se você não tiver a original) ou um cabo USB à porta, e ele deve ligar.

Você também pode precisar pressionar um botão liga / desliga ou girar um botão liga / desliga para a posição “Ligado”.

Tente uma porta USB ou computador diferente

É comum que as portas USB apresentem falhas de vez em quando, por isso é importante saber como solucionar problemas na porta.

  1. Tente conectar o disco rígido externo a uma porta USB diferente do computador para ver se ele aparece. Mas, se isso não funcionar reinicie o computador, pois isso irá “atualizar” suas portas se elas estiverem funcionando.
  2. Agora, se você estiver conectando sua unidade em um hub USB, tente conectá-la diretamente à sua própria porta USB em seu computador. Como alternativa, verifique se o hub USB possui uma porta de alimentação externa (como uma fonte de alimentação CA ou porta USB), pois alguns hubs precisam de um aumento extra de energia para alimentar determinados dispositivos, como discos rígidos externos.
  3. Caso contrário, tente conectar seu disco rígido externo a outro computador, se você tiver um à mão. Como os computadores Windows e Mac têm problemas de compatibilidade com certos tipos de formato de unidade, você pode descobrir que sua unidade funciona normalmente em um PC com Windows se estiver executando um Mac e vice-versa.

Verifique se sua unidade está habilitada e alocada/montada. (Windows)

Por mais que sua unidade externa esteja conectada e ligada como deveria, talvez seja necessário habilitá-la manualmente no Windows.

  1. No menu Iniciar, digite “gerenciamento de disco”. Quando ele aparecer, clique em Criar e formatar partições do disco rígido.
  2. Em seguida, verifique se sua unidade aparece na lista de unidades disponíveis e se há o rótulo “offline” abaixo, se isso acontecer você precisará habilitá-lo. Para fazer isso, clique no nome da sua unidade. Depois, clique com o botão direito do mouse dentro da caixa cinza e clique em Online. Isso deve habilitar sua unidade, permitindo que você a use imediatamente.
  3. Mas, se isso não funcionar, pode ser necessário alocar uma letra de unidade para sua unidade externa. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse dentro da caixa cinza e clique em Alterar letra de unidade e caminhos para atribuir uma letra de unidade.
  4. Agora, se você vir à temida frase “Não alocado” no nome da sua unidade, isso significa que você precisará formatar sua unidade antes que ela funcione, excluindo seu conteúdo no processo. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no nome da unidade e clique em Novo Volume Simples. Mas atenção: antes de fazer isso, você pode tentar os outros métodos mencionados neste guia, a menos que não se importe em redefinir e excluir sua unidade.

Verifique se sua unidade está montada e use os primeiros socorros. (MacOS)

Caso você esteja usando um Mac, além de verificar se uma unidade está habilitada também é importante verificar se ela está montada ou não.

  1. Digite “utilitário de disco” no Spotlight ou na pasta Utilitários em Aplicativos. Sua unidade deve aparecer do lado esquerdo em Externo. Caso você possa ver a unidade, mas com nome “desbotado”, clique em Montar no canto superior direito da página. Se você não a vir, pule para a etapa 4 na parte inferior desta seção.
  2. Se a montagem da unidade não funcionar, pressione Primeiros Socorros e clique em Executar.
  3. Possa ser que o First Aid não encontre problemas, mas que você ainda não consiga montar ou acessar o disco. Neste caso, clique em Apagar para formatar a unidade, selecione um Formato no menu suspenso, dê um nome à unidade e pressione Apagar. Novamente, antes de fazer isso, você pode tentar alguns dos outros métodos mencionados neste guia, a menos que não se importe em redefinir e excluir sua unidade.
  4. Agora, se você não conseguir ver sua unidade, reinicie o Mac com a unidade conectada. Mas, se ela ainda não aparecer, tente uma máquina diferente. Infelizmente, se isso ainda não funcionar, talvez seja hora de comprar uma nova unidade.

Verifique e atualize seus Drivers. (Windows)

Quando o seu disco rígido externo está ligado e é reconhecido pelo seu computador, mas não funciona, pode ser um problema de driver. Porém, vale dizer que isso é quase improvável, pois o Windows usa e atualiza automaticamente os drivers mais recentes para armazenamento externo.

Embora esse processo geralmente não dê resultado, ainda vale a pena tentar se você estiver sem opções.

  1. Abra o menu Iniciar, digite “gerenciador de dispositivos” e clique nele.
  2. Em seguida, role para baixo até Controladores (Serial Universal) e clique na seta para expandir a seção. Nesta etapa você deve ver sua unidade na lista. Se um símbolo amarelo com um ponto de exclamação aparecer ao lado da sua unidade, isso significa que há um problema com ela.
  3. Você pode clicar com o botão direito do mouse no nome da unidade e clicar em Propriedades. Clique em Driver e em Atualizar driver. Em seguida, clique em Pesquisar automaticamente por drivers para pesquisar online um novo driver, mas prepare-se para ficar desapontado. Você também pode pesquisar drivers on-line no site do fabricante da unidade.

Verifique e atualize seus Drivers. (MacOS)

A maneira que o macOS funciona é um pouco diferente, pois os problemas do driver USB são resolvidos com a atualização do sistema operacional.

  1. Clique no logotipo da Apple na parte superior da tela e selecione Sobre este Mac. Em seguida, selecione Atualização de software para verificar se há atualizações para o macOS. Se houver uma atualização pronta, clique em Instalar agora e em Instalar agora novamente.

Instale seu disco rígido diretamente em seu computador ou em um novo gabinete.

Caso os métodos anteriores não funcionem e você possua conhecimento técnico, você pode fazer uma triagem de seu hardware removendo-o de seu gabinete e conectando-o a um computador por meio da maneira antiga.

Esse processo permitirá que você copie seu conteúdo para outra unidade ou faça o upload para a nuvem. Mas, isso se aplica apenas a discos rígidos externos ou SSDs, ou seja, não funciona com pen drives.

  1. Abra o gabinete e desconecte a unidade. Em seguida, conecte a unidade ao seu desktop ou laptop, seguindo as instruções do fabricante.
  2. Uma vez conectado, pode ser necessário habilitar a unidade no Windows usando a ferramenta Gerenciamento de disco, conforme detalhado acima.
  3. Alternativamente, você pode transferir o disco rígido para um gabinete externo diferente, caso não se sinta à vontade para abrir no computador. Saiba que os gabinetes externos estão disponíveis on-line de forma relativamente barata, apenas certifique-se de obter um que corresponda ao tamanho físico da sua unidade.

Categorias:

Marcelo Augusto