Como aproveitar ao máximo sua assinatura do YouTube Music

Escrito por Marcelo Augusto em 18 de maio de 2022

Compartilhar:

Como aproveitar ao máximo sua assinatura do YouTube Music

Para o bem ou para o mal, serviços de streaming como Spotify, Apple Music e YouTube Music dominaram a indústria da música. Os serviços de streaming fornecem uma biblioteca de música nova e em constante crescimento e algoritmos que fornecem música com base em suas preferências.

Um problema com esses serviços de streaming é que os algoritmos nos quais eles se apoiam são falhos, e cada serviço de streaming é um pouco diferente em termos de interface do usuário, sugestões e coleta de dados. Se você acabou de mudar para o YouTube Music, temos algumas dicas e truques sobre como maximizar sua experiência e aproveitar ao máximo o impressionante algoritmo de sugestões do YouTube.

Como configurar e personalizar o YouTube Music

Quando você se inscreve no YouTube Music, muitas opções nas configurações do serviço são desativadas por padrão. Você deve entrar nas configurações e ajustar coisas como qualidade de áudio, configurações do equalizador, preferências de localização e opções de histórico de reprodução ao seu gosto.

Nem todas as opções na página de configurações do YouTube Music mudarão significativamente sua experiência de audição, então vamos ver quais delas você deve ajustar e por quê.

Adicione seus artistas favoritos

O YouTube Music é baseado principalmente em algoritmos. Isso significa que o algoritmo sugerirá músicas que você acha que você gostará com base nas informações que você fornecer. Ele solicita detalhes sobre seus artistas favoritos quando você abre o aplicativo pela primeira vez (muito parecido com o Spotify), e essa informação é o primeiro passo para informar ao algoritmo que tipo de música você deseja ouvir.

No entanto, não entre em pânico se você não selecionou todos os seus artistas favoritos. Você pode retornar à página Escolha alguns artistas que você gosta navegando até Configurações, rolando até o final da página e tocando em “Melhore suas recomendações”. Você também pode atualizar seus artistas favoritos à medida que seu gosto musical muda, para refinar ainda mais suas recomendações.

Faça upload de sua própria música

O YouTube Music tem mais de 50 milhões de músicas disponíveis, mas no caso improvável de uma banda indie local não ter sua música na gigante plataforma de streaming, você pode enviá-la para o YouTube Music e adicioná-la em suas lista de reprodução junto com todas as outras músicas do YouTube Music. Você só pode fazer upload de músicas por um Computador, mas é definitivamente um bom recurso de se ter.

Nota: A música que você envia para o YouTube Music está disponível apenas para você. Se você incluir qualquer música enviada em uma lista de reprodução e compartilhá-la com um amigo, as músicas simplesmente não aparecerão para ele. Da mesma forma, a música que você enviar não afetará as recomendações que o YouTube Music fornece a você. Se uma música não estiver disponível no YouTube Music, o algoritmo não terá informações suficientes para basear suas recomendações nela.

Baixe músicas manualmente ou automaticamente

Uma das melhores vantagens de ter uma assinatura do YouTube Music Premium é poder baixar músicas e ouvi-las enquanto você não está conectado à internet. O aplicativo permite que você baixe qualquer música, álbum ou lista de reprodução simplesmente pressionando o que deseja baixar e selecionando a opção “Baixar” no pop-up que aparece na tela.

O recurso de downloads inteligentes do YouTube Music leva os downloads um passo adiante. Os downloads inteligentes (quando ativados) farão o download automático de suas músicas favoritas para o armazenamento interno ou cartão SD do seu telefone.

Para ativar os downloads inteligentes, siga as etapas abaixo:

  • Abra o aplicativo YouTube Music.
  • Vá para “Configurações”.
  • Selecione a opção “Biblioteca e downloads”.
  • Por fim, ative os downloads inteligentes.

Depois de ativar os downloads inteligentes, você também pode ajustar exatamente quanto de seu armazenamento usar para o esse recurso.

Otimize a qualidade de áudio e o uso de dados do YouTube Music

A qualidade do áudio é subjetiva. Você pode gostar de graves pesados, mas seu amigo pode preferir vocais limpos. Dessa forma, vale a pena reservar um tempo para configurar seu perfil de som ao seu gosto.

Se você tiver problemas com conectividade de Internet ruim ou um plano de dados limitado, você pode ativar algumas outras opções de economia de dados na página Configurações, como não reproduzir vídeos, limitar o uso de dados móveis e streaming só por Wi-Fi.

Na página Configurações, você também deve navegar até “Equalizador” e selecionar uma predefinição que lhe agrade usando o dispositivo de áudio que você costuma usar. Você também pode ativar e ajustar o Dolby Atmos se o seu dispositivo for compatível.

Como seus hábitos de escuta afetam sua experiência no YouTube Music

Se você escuta músicas com muita frequência, vale a pena ajustar um pouco seus hábitos para maximizar a qualidade de suas recomendações do YouTube Music. Claro, o algoritmo é bom e continuará melhorando, mas precisa de informações para aprender. Existem algumas maneiras ensinar o algoritmo sobre suas preferências e algumas configurações que você pode ajustar se ele não estiver sugerindo o que você deseja.

Curtir, não gostar, pesquisar e pular músicas para melhores recomendações

Se você não gostar de uma música recomendada pelo YouTube Music, pule ou clique em não gostei. Da mesma forma, você deve curtir as músicas que você gosta. Parece trivial, mas considere quantas vezes você acabou de escutar uma música que não gostou e simplesmente esperou a próxima música sem fazer nada. Se você não mostrar, o YouTube Music não tem como saber que você não quer ouvir as músicas de que não gosta.

A busca direta de músicas treina o algoritmo e também ensina suas preferências. O YouTube Music também usa o histórico de pesquisa e exibição de seus dados do Google e do YouTube para fornecer melhores recomendações.

No entanto, isso nem sempre é útil, portanto, você pode desativar esse recurso. Para fazer isso:

  • Abra o aplicativo YouTube Music.
  • Clique sobre o ícone do seu perfil no canto superior direito da tela.
  • Clique em “Configurações”.
  • Em seguida, escolha a opção “Privacidade e localização”
  • Nesta página, ative a opção “Pausar o histórico de pesquisa”
    • Você também pode escolher outras opções desativar recomendações com base em sua atividade ou histórico de exibição.

Enquanto estiver na página Privacidade e localização, você pode dar uma olhada nas opções de histórico do Google Play Music disponíveis lá. Se você usava o Google Play Music antes de o Google o desligar, convém ativar a opção “Usar o histórico do Google Play Música” para importar seus dados do aplicativo antigo e tornar suas recomendações mais precisas.

Como redefinir as recomendações no YouTube Music

Às vezes, o algoritmo simplesmente não quer funcionar. Se você tentou otimizar ao máximo suas recomendações ainda está recebendo recomendações ruins, você pode limpar suas recomendações do YouTube Music.

Para limpar as recomendações do YouTube Music em dispositivos móveis, siga as etapas abaixo:

  • Toque na foto do seu perfil no canto superior direito para acessar as opções da sua conta.
  • Clique em “Configurações”.
  • Em seguida, selecione a opção “Privacidade e localização”.
  • Encontre as opções “Gerenciar histórico de exibição” e “Gerenciar histórico de pesquisa”. Cada uma delas precisará ser excluída manualmente, mas assim que você abrir cada uma delas, você poderá encontrar a opção “excluir” e selecionar o período para o qual deseja remover seu histórico.

Limpar o histórico de exibição e pesquisa também excluirá essas informações de cada aplicativo respectivo. O YouTube excluirá o histórico de vídeos, o Google Maps excluirá seu histórico de localização e a Pesquisa do Google excluirá o histórico de pesquisa.

O YouTube Music não é sua única opção

Se você acha que o YouTube Music não é para você, talvez deva experimentar uma das outras alternativas de streaming. Apple Music, Spotify e Deezer são algumas das várias outras plataformas de streaming que oferecem áudio de alta qualidade para você.

Marcelo Augusto