Como adiar notificações no seu Android

Escrito por Marcelo Augusto em 03 de maio de 2022

Compartilhar:

Como adiar notificações no seu Android

Telefones Android possuem um modo soneca de notificação, que é a solução perfeita quando você tem um amigo que envia mensagens de texto enquanto está em uma reunião ou deseja lidar com um lembrete importante um pouco mais tarde. Ao contrário de configurar seu telefone para Não perturbe, a soneca de notificação silencia temporariamente apenas a notificação ou aplicativo selecionado e a ressurgirá após o término do período de soneca. Embora esse seja um recurso desde o Android 8, o Android 12 torna o torna mais fácil do que nunca.

O que é o modo soneca de notificação?

Antes de começar a adiar as notificações para a esquerda, direita e centro, vale a pena saber que tocar no botão adiar não necessariamente silenciará todas as notificações de um aplicativo. Em vez disso, a função soneca se aplica ao canal de notificação selecionado em cada aplicativo.

Por exemplo, se você tiver duas contas de e-mail no meu aplicativo Gmail. Se você optar por adiar um e-mail que chega a uma conta, ainda será notificado sobre os e-mails que chegam à outra conta. Isso ocorre porque cada conta do Gmail possui seu próprio canal de notificação para novos e-mails. Os canais são determinados pelo desenvolvedor de cada aplicativo e, portanto, seu uso varia bastante. Um aplicativo pode agrupar todas as notificações em um canal, enquanto outro pode ter vários canais para diferentes tipos de alerta. Se você não tiver certeza do que o adiamento de uma notificação alcançará, verifique as configurações de notificação desse aplicativo e veja quais canais ele possui (Configurações -> Notificações -> Configurações do aplicativo).

Antes de adiar uma notificação, você também pode pressioná-la e clicar na engrenagem de configurações no canto superior direito para ir direto para as configurações de notificação desse aplicativo e mostrar de qual canal o alerta é. Cada canal de notificação pode ser desligado individualmente, e tocar em cada um traz mais opções para controlar coisas como vibração e aparecer na tela.

Telefones Google Pixel (e outros dispositivos Android padrão)

Os telefones Pixel executam o que muitos chamam de Android “estoque”. Smartphones e tablets da Motorola, Nokia, Sony e Asus executam softwares muito semelhantes, portanto, as etapas desta seção também se aplicam. Para obter orientações específicas da Samsung, vá para a seção One UI. Se o seu dispositivo for de outro fabricante, tente pesquisar “Adiar notificações” no aplicativo de configurações para ativar esse recurso.

Como ativar a soneca de notificações

Como esse recurso não está ativado por padrão, primeiro você precisa habilitá-lo. Também é útil ativar o histórico de notificações, pois isso fornece uma maneira conveniente de ver suas notificações adiadas, bem como todas as notificações que você descartou recentemente.

  • Abra o aplicativo Configurações.
  • Selecione Notificações.
  • Role para baixo e ative a opção Permitir adiamento de notificação.
  • Role para cima e toque em Histórico de notificações.
  • Alterne a opção Usar histórico de notificações.

Como adiar notificações

  • Deslize de cima para baixo na tela para acessar a aba de notificações.
  • Encontre a notificação que você deseja adiar e expanda-a usando a pequena seta voltada para baixo no canto superior direito (a menos que já esteja expandida).
  • Toque no botão Soneca (o pequeno despertador com um ícone Z localizado no canto inferior direito da notificação).
  • Sua notificação será adiada por uma hora por padrão – você pode alterar a duração usando a seta para baixo (as opções são 15 minutos, 30 minutos, 1 hora e 2 horas)
  • Se você mudar de ideia ou cometer um erro, toque no botão Desfazer.

Telefones Samsung Galaxy (One UI)

Existem algumas diferenças entre o software em dispositivos Samsung Galaxy e aqueles que executam ações do Android. As etapas abaixo descrevem como adiar notificações em seu dispositivo Samsung com a capa One UI da empresa.

Como ativar a soneca de notificações

  • Abra o aplicativo Configurações no seu dispositivo Samsung Galaxy.
  • Selecionar notificações.
  • Toque em Configurações avançadas na parte inferior.
  • Ative a opção Mostrar botão soneca.

Como adiar notificações

  • Deslize de cima para baixo na tela para acessar a aba de notificações.
  • Encontre a notificação que você deseja adiar e expanda-a (com a seta para baixo) se necessário.
  • Toque no botão Soneca (o pequeno ícone de sino localizado no canto inferior direito da notificação).
  • Selecione por quanto tempo você deseja adiar a notificação e toque em Salvar.

E é isso! Você está pronto para começar a lidar com notificações em sua própria programação.

Marcelo Augusto