Usar o Android Auto em um carro
Nossos telefones acrescentam muito às nossas vidas: eles nos conectam com as pessoas que amamos, os hobbies de que gostamos, a política que odiamos assistir e o trabalho que precisamos fazer.
Da mesma forma, nossos carros acrescentam muito às nossas vidas. Eles nos dão a liberdade de ver e fazer mais do que poderíamos esperar sem eles. Mas coloque os dois juntos e você criará algo perigoso.
Segurança em primeiro lugar
De acordo com a National Highway Traffic Safety Administration, dirigir distraído mata mais de 3.000 americanos todos os anos.
Os especialistas em segurança costumavam defender o uso do telefone no carro, mas essa abordagem não fez muita diferença em uma época em que nossas vidas são vividas em parte por meio dessas telas minúsculas. Assim, as empresas de tecnologia criaram outra solução – sistemas que integram perfeitamente o telefone ao carro, permitindo-nos usar nossos aplicativos favoritos sem tirar os olhos da estrada.
Assim como o Android Auto, o Apple CarPlay funciona muito bem para usuários de iPhone. No entanto, neste artigo, cobriremos os prós e contras de como o Android Auto se integra aos carros e por que você precisa dele se usar um smartphone Android.
O que é Android Auto?
O Android Auto é um sistema que integra seu telefone ao sistema de entretenimento do carro. Ele pode espelhar a tela do telefone na tela do carro, permitindo que os motoristas controlem seu telefone usando comandos de voz ou a tela sensível ao toque do carro para minimizar a distração com o telefone enquanto dirige.
O Android Auto pode ser usado de duas maneiras no carro. Ambos ajudam você a usar as funções do telefone com o mínimo de distração enquanto dirige. Mas um oferece uma experiência superior.
Muitos carros agora são fornecidos com a funcionalidade Android Auto instalada. Ele pode estar disponível por meio de uma conexão com fio ou sem fio em modelos mais novos. O Android mantém uma lista atualizada regularmente de carros disponíveis com uma conexão Android Auto. Ele está crescendo com rapidez suficiente para que, em alguns anos, praticamente todos os carros novos o ofereçam.
Você também pode adicionar o Android Auto a um carro que não o tenha. Dezenas de sistemas estéreo de pós-venda o incluem.
Em conjunto com um rádio de carro ou sistema de infoentretenimento compatível
Para carros compatíveis, o Android Auto pode se conectar ao sistema de infoentretenimento do carro. Ele espelha a tela do telefone na tela sensível ao toque central do carro para que você possa ativar aplicativos com um simples toque. Ele também usa o sistema de áudio do carro para reproduzir sons do telefone e microfones embutidos no veículo para controlar o telefone com comandos de voz.
Os motoristas podem usar o Android Auto para controlar aplicativos de música como o Spotify, aplicativos de rotas como o Waze e até mesmo para que o Google Assistente leia mensagens de texto em voz alta. Eles podem fazer chamadas e enviar mensagens de texto com comandos de voz, mantendo os olhos livres para a estrada à frente.
Uma experiência independente no seu telefone
Se seu carro não tiver uma tela, você ainda pode usar o Android Auto. O Android oferece um modo autônomo que funciona sem uma tela no carro – algo que o Apple CarPlay não oferece atualmente.
Para usá-lo, você coloca o telefone em qualquer suporte ou base acessível e ativa o Android Auto. Isso faz com que o telefone aceite comandos de voz, o padrão é viva-voz ao fazer ou receber uma chamada e exibe um subconjunto de aplicativos que você normalmente usa no carro em ícones maiores e mais fáceis de ler.
Como se conectar ao Android Auto
Seu smartphone deve executar o Android 6.0 (Marshmallow) ou qualquer versão posterior do sistema operacional Android para utilizar a interface do Android Auto. O rádio do seu carro ou sistema de infoentretenimento também deve ser compatível – use o verificador de compatibilidade do Google se não tiver certeza.
- Instale o aplicativo Android Auto mais recente em seu telefone, encontrado na Google Play Store.
- Mantenha o carro no estacionamento, com uma conexão Wi-Fi forte.
- Certifique-se de que o telefone está ligado.
- Ligue o carro.
- Conecte o cabo do telefone ao carro usando um cabo USB (embora o Android Auto possa ser usado sem fio, a configuração requer um cabo conectado).
- O app Android Auto começará a configuração automaticamente.
- Leia e aceite o aviso de segurança e os termos e condições.
- Siga as instruções na tela do telefone para conceder acesso ao carro.
- Selecione o app Android Auto que aparece na tela do carro.
- Siga as instruções na tela sensível ao toque do carro para concluir a configuração.
Recursos do Android Auto
O Android Auto permite que os motoristas controlem muitos aplicativos comuns do telefone por meio de comandos de voz ou da tela sensível ao toque do carro.
Google Assistant
Google Assistant é a interface de reconhecimento de voz para Android Auto. Você pode ativá-lo simplesmente dizendo “Ei, Google”, seguido pelo comando que deseja executar. Por exemplo, “Ei, Google, ligue para o trabalho” discará o número armazenado em seus contatos como “trabalho”. “Ei, Google, toque minha lista de reprodução relaxante no Spotify” vai … bem, você já entendeu.
Você também pode ativar comandos de voz pressionando o ícone do microfone na tela ou pressionando o botão do microfone do volante, se seu carro tiver um.
Navegação
O Android Auto é compatível com Google Maps, Waze e vários outros aplicativos de mapeamento. Você pode usá-lo para obter instruções passo a passo, pesquisar postos de gasolina próximos ou carregadores de carros elétricos e até mesmo reservar estacionamento através do SpotHero e outros aplicativos de estacionamento.
Entretenimento
O Android Auto funciona com Google Play Music, Spotify, YouTube Music, Pandora e muitos outros aplicativos de música. Aplicativos de notícias e rádio como NPR One, BBC Sounds e TuneIn também são compatíveis. Você pode controlar os audiolivros por meio do Android Auto usando o Audible ou usar qualquer uma das vastas matrizes de aplicativos de podcast.
Os comandos para aplicativos de música são surpreendentemente versáteis. Você pode selecionar listas de reprodução, artistas, músicas ou tópicos de podcast específicos com comandos de voz, bem como pular e retroceder músicas.
Comunicação
Talvez a inovação mais importante para a segurança na estrada seja a excelente capacidade de voz para texto do Google. O Android Auto pode usá-lo para ler suas mensagens de texto recebidas. Você pode então responder sem tirar as mãos do volante.
Simplesmente dizer “Ei, Google, mande mensagem de texto” fará com que o sistema configure uma mensagem de texto para a pessoa listada nos contatos como sua mãe e, em seguida, ouvirá você ditar uma mensagem. Quando você parar de falar, o Google Assistente ditará a mensagem de volta para você para garantir que ela diga o que você quer dizer e, em seguida, pedirá permissão para enviá-la.
O Android Auto é compatível com muitos aplicativos de bate-papo, incluindo WhatsApp, Signal e Telegram.
Pontos positivos do Android Auto
O Android Auto é uma ótima maneira de acessar os recursos do seu telefone Android enquanto dirige. Ele permite que você use comandos de voz, botões do volante ou a tela sensível ao toque do seu carro para controlar os recursos do telefone. Muitos aplicativos populares como Facebook, Zoom e WhatsApp são compatíveis com ele.
Ele também permite que você use as funções de entretenimento do seu telefone no lugar do rádio via satélite caro ou outras assinaturas no carro.
Pontos negativos do Android Auto
Nem todos os apps estão disponíveis no Android Auto. Se o melhor recurso do Android Auto é a capacidade de usar viva-voz seus aplicativos favoritos enquanto dirige, você deve verificar se os aplicativos que você usa são compatíveis.
Toda a tecnologia de reconhecimento de voz é um trabalho em andamento. Às vezes, enviar mensagens de texto com reconhecimento de voz pode ser frustrante, pois pode ser necessário corrigir os erros várias vezes antes de clicar em enviar.
Por fim, o Android Auto pode tornar as multitarefas ao dirigir mais seguras, mas não perfeitamente seguras. Quando as condições do trânsito e da estrada tornam a direção uma tarefa mais exigente, você não deve usar o telefone – nem mesmo por meio de comandos de voz.